Ensino e aprendizagem de uma criança com Transtorno do Espectro Autista

concepções de uma mãe em tempos de pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v16.n30.3495

Palabras clave:

Ensino remoto, Transtorno do Espectro Autista, Ensino e aprendizagem, Pandemia-Covid-19.

Resumen

Muitas transformações ocorreram no sistema de ensino, em função do isolamento causado pelo novo Coronavírus. Uma delas foi a implantação do ensino remoto, alterou os contextos escolares presenciais para contextos virtuais. Com isso, muitas inquietações surgiram quanto ao ensino e a aprendizagem dos alunos, especificamente daqueles com Transtorno do Espectro Autista - TEA. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo descrever a concepção de uma mãe sobre o ensino e a aprendizagem de uma criança com TEA, em tempos de pandemia. Utilizou-se da abordagem de pesquisa qualitativa com natureza descritiva. A estratégia proposta foi o Estudo de Caso. Fez-se uso de entrevista semiestruturada por meio de um aplicativo de WhatsApp. Os dados foram analisados a partir da teoria Histórico-Cultural. Os resultados revelam que com a implantação do ensino remoto, aumentam-se as disparidades em relação ao ensino e à aprendizagem, a apresentar: a) ausência na interação e mediação entre o professor de ensino regular e o aluno; b) carências nas intervenções pedagógicas; c) exclusão escolar virtual; d) necessidade de formação docente continuada na área da Educação Inclusiva; e) regressão no desenvolvimento social, cognitivo e de linguagem do aluno com TEA. Apesar de a professora de Sala de Recursos Multifuncionais conceder apoio, é visto que sua intervenção pedagógica não substitui a responsabilidade de ensino da professora de ensino regular, bem como, de toda a equipe diretiva e pedagógica da escola.

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Biografía del autor/a

Eliziane de Fátima Alvaristo, Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC. Associação de Pais e Amigos dos deficientes visuais - APADEVI. Guarapuava, Paraná, Brasil (SEED).

Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Graduada em Educação Física Licenciatura e Educação Física Bacharelado pela Faculdade Guairacá. Atua nas áreas de Educação Especial e Educação Inclusiva.

Elsa Midori Shimazaki, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Graduada em Letras Anglo-Portuguesas pela Universidade Estadual de Maringá e em Pedagogia pela Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari; Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas; Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Foi professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação e é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Atua nas áreas de Educação Especial; Educação Matemática, Leitura e Escrita, Alfabetização e Formação de professores.

Lucia Virginia Mamcasz Viginheski, UniGuairacá, Guarapuava, Paraná, Brasil. Associação de Pais e Amigos dos deficientes visuais - APADEVI. Guarapuava, Paraná, Brasil (SEED).

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1996). Especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1998). Mestra em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2013). Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2017).Docente do Programa de Pós Graduação em Promoção da Saúde da UniGuairacá, Guarapuava, Paraná, Brasil. Linhas de pesquisa: Ciência, Tecnologia e Saúde; Estratégias Interdisciplinares em Inovação e Promoção da Saúde. Docente do Colegiado de Matemática da Faculdade Guairacá, atuando nos cursos de Matemática, Ciências Biológicas e Pedagogia. Docente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Docente da Asociação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais - APADEVI, Guarapuava, Paraná, Brasil (SEED).

Jamile Santinello, Universidade Estadual do Centro-Oeste- UNICENTRO.

Doutora em Comunicação (ECO-UFRJ-2010-2013). Mestre em Educação (UEM/PR-2004-2006). Especialista em Computação aplicada ao Ensino (UEM/PR-1999). Programa de Formação Pedagógica (CEFET/PR-2000). Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados (UNOPAR/PR-1995-1997). Bacharel em Direito (2014-2018). Atualmente é Professora efetiva da Universidade Estadual do Centro-Oeste- UNICENTRO no Departamento de Pedagogia, lecionando na Graduação: Educação e Tecnologias, e Mestrado em Educação, nas disciplinas: Pesquisa em Educação, Tecnologia e Comunicação e, Comunicação, Educação e Tecnologia. Interesses de Pesquisas científicas nas áreas de: Comunicação e Educação, Pesquisa em Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação-TIC, Informática e Educação, Educação a Distância-EAD, Tecnologias Digitais, Tecnologias e Inclusão; Educação, Tecnologia e Direito. Atua também como docente no Programa de Pos-Graduacão em Educação- nível Mestrado- PPGE/Unicentro/PR.

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Publicado

2024-03-11