Ensino e aprendizagem de uma criança com Transtorno do Espectro Autista
concepções de uma mãe em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v16.n30.3495Keywords:
Ensino remoto, Transtorno do Espectro Autista, Ensino e aprendizagem, Pandemia-Covid-19.Abstract
Muitas transformações ocorreram no sistema de ensino, em função do isolamento causado pelo novo Coronavírus. Uma delas foi a implantação do ensino remoto, alterou os contextos escolares presenciais para contextos virtuais. Com isso, muitas inquietações surgiram quanto ao ensino e a aprendizagem dos alunos, especificamente daqueles com Transtorno do Espectro Autista - TEA. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo descrever a concepção de uma mãe sobre o ensino e a aprendizagem de uma criança com TEA, em tempos de pandemia. Utilizou-se da abordagem de pesquisa qualitativa com natureza descritiva. A estratégia proposta foi o Estudo de Caso. Fez-se uso de entrevista semiestruturada por meio de um aplicativo de WhatsApp. Os dados foram analisados a partir da teoria Histórico-Cultural. Os resultados revelam que com a implantação do ensino remoto, aumentam-se as disparidades em relação ao ensino e à aprendizagem, a apresentar: a) ausência na interação e mediação entre o professor de ensino regular e o aluno; b) carências nas intervenções pedagógicas; c) exclusão escolar virtual; d) necessidade de formação docente continuada na área da Educação Inclusiva; e) regressão no desenvolvimento social, cognitivo e de linguagem do aluno com TEA. Apesar de a professora de Sala de Recursos Multifuncionais conceder apoio, é visto que sua intervenção pedagógica não substitui a responsabilidade de ensino da professora de ensino regular, bem como, de toda a equipe diretiva e pedagógica da escola.
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