SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA TEMÁTICA DO ABORTO NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.25119/praxis-8-16-718Abstract
Este artigo analisa uma proposta de sequência didática para a abordagem da temática do aborto, nas séries finais do Ensino Fundamental, considerando a fragilidade das informações veiculadas pelos livros didáticos de Ciências. Objetivando superar essa fragilidade em temática tão relevante, a sequência foi elaborada e desenvolvida com oitavos anos do Ensino Fundamental, em uma escola pública do Paraná. Como resultados, verificou-se que, investigar o tema com os estudantes, através do diálogo-problematizador e, desenvolver atividades metodológicas baseadas nesses princípios freirianos, trazem boas expectativas de uma educação para a emancipação.
Downloads
References
_________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 48ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014b.
DELIZOICOV, D. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos/Demétrio Delozoicov, José André Angotti, Marta Maria Pernambuco. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.
MOREIRA, M. A. Teorias da Aprendizagem. 2 ed. ampl. São Paulo: EPU, 2011.