Análise da oficina estratégias para o ensino de biologia celular: Fortalecendo a troca de experiências entre graduação e pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n24.1773Keywords:
Modalidades Didáticas. Ensino de Ciências. Biologia CelularAbstract
Novas estratégias de ensino, utilizadas com o auxílio das modalidades didáticas, são muito importantes para a obtenção de melhor assimilação, compreensão, desenvolvimento do conteúdo por parte dos estudantes, instigando a buscar novas formas de aplicação do conteúdo aplicado em sala. Objetivo desse trabalho é analisar os resultados dos diálogos proporcionados pela realização de uma oficina sobre diferentes estratégias para uso no ensino de biologia celular, ministrada por alunos de pós-graduação para estudantes de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas. Foram aplicados questionários no último dia das oficinas. Com base nos resultados, pode-se perceber que as diferentes estratégias para o ensino de biologia celular e a experiência proporcionada pela oficina foi positiva. Os estudantes participantes concordaram que o processo de ensino de assuntos relacionados ao estudo da célula pode vir a ser facilitado quando apresentado através de uma estratégia ou modalidade didática corretamente aplicada.
Downloads
References
REFERÊNCIAS
ALMENARA, J. C. Nuevas Tecnologias, comunicacion y educacion. EDUTEC. Revista Electrónica de Tecnologia Educativa. 1996. Disponível em:<http://www.edutec.es/revista/index.php/edutec-e/article/view/576>. Acesso em: 12 out. 2017.
ANDRADE, S. S; SENNA, N. C. Fanzines na sala de aula: Expressividade e Autoralidade. In: SIMPÓSIO 5 – COMPARTILHAMENTOS DO ENSINO DA ARTE: CONEXÕES INTERATIVAS COM REALIDADE COTIDIANA, 24., 2015, Pelotas. 24º Encontro da ANPAP. Pelotas: Anpap, 2015. p. 2880 - 2896.
BORGES, R. M. R.; LIMA, V. M. R. Tendências contemporâneas do ensino de Biologia no Brasil. Revista Electrónica de Enseñanza de Las Ciencias, Vigo, v. 1, n. 6, p.165-175, jul. 2007.
BUENO, A. de P. La construcción del conocimiento científico y los contenidos de ciencias. In: ALEIXANDRE, M. P. J. (Coord.) Enseñar ciencias. Barcelona: Editorial GRAÓ, p. 33-54, 2003.
FIALHO, N. N. Jogos no Ensino de Química e Biologia. Curitiba: IBPEX, 2007. Disponível em>. Disponível em:<http://www.edutec.es/revista/index.php/edutec-e/article/view/576>. Acesso em: 12 out. 2017.
FIALHO, N. N. Os jogos pedagógicos como ferramentas de ensino. In: IBPEX, Não use números Romanos ou letras, use somente números Arábicos., 2007, Curitiba. Anais IBPEX. Curitiba: Organização do Evento, 2007. p. 12299 - 12306.
KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia, 4. ed., São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011, 199 p.
KRASILCHIK, M. (1987). O professor e o currículo das ciências. São Paulo: Universidade de São Paulo.
ORLANDO, T. C.; LIMA, A. R.; SILVA, A. M.; FUZISSAKI, C. N.; RAMOS, C. L.; MACHADO, D.; FERNANDES, F. F.; LORENZI, J. C. L.; LIMA, M. A.; GARDIM, S.; BARBOSA, V. C.; TRÉZ, T. A. Planejamento, montagem e aplicação de modelos didáticos para abordagem de biologia celular e molecular no ensino médio por graduandos de ciências biológicas. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular, Alfenas, n. 1, p. 324-340, set. 2009.
MOYLES, J. R. Só brincar? O papel do brincar na educação infantil. Tradução: Maria Adriana Veronese. Porto Alegre: Artmed, 2002.
RANDI, M. A. F.; CARVALHO, H. F. Aprendizagem através de role-playing games: uma abordagem para a educação ativa. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 37, n. 1, p. 80-88, 2013.
REZENDE, F. As novas tecnologias na prática pedagógica sob a perspectiva construtivista. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 1, p. 75-98, 2008.
SARMIERI, V. S; JUSTINA, L. A. Fatores inibidores da atividade pedagógica. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Curitiba, n. 12, p. 87- 94, 2004.
SOUZA, J. W. A; ESCARPINETE, L. M; ASSIS M.C; MELO, F. B. M. O papel do aluno de letras como professor de língua materna no ensino médio: os desafios do Pibid. In: xii encontro de extensão, Não use números Romanos ou letras, use somente números Arábicos., 2016, Paraiba. Anais XII Encontro de Extensão UFPB. Paraiba: Organizadores do Evento, 2016. p. 20 - 28.