O uso do objeto de aprendizagem HagáQuê na produção de histórias em quadrinhos de estudantes surdos

Autores

  • DILMA PEREIRA DOS SANTOS Prefeitura de Foz do Iguaçu
  • RAQUEL ROSAN CHRISTINO GITAHY UNOESTE/UEMS
  • Adriana Aparecida de Lima Terçariol UNINOVE
  • Sandra Fogaça Rosa Ribeiro UFMS

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v15.n29.3998

Resumo

Este artigo teve como principal objetivo analisar a aplicabilidade de tecnologias digitais de informação e comunicação, especialmente, do objeto de aprendizagem (AO) HagáQuê, no ensino da Língua Portuguesa junto à estudantes surdos no desenvolvimento da leitura e escrita. A pesquisa foi de natureza qualitativa e realizou-se em uma escola situada em Foz do Iguaçu (PR), com quatro estudantes surdos de uma quarta série do ensino fundamental. Para a coleta de dados, utilizou-se observação e coleta documental proveniente da produção textual dos estudantes. Como principais resultados, compreendeu-se que investir na produção de textos como histórias em quadrinhos com uso de tecnologias como o HagáQuê possibilita criar oportunidades para produção escrita, de forma lúdica e efetiva, especialmente na alfabetização de estudantes surdos que possuem uma linguagem própria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

DILMA PEREIRA DOS SANTOS, Prefeitura de Foz do Iguaçu

Mestre em Educação. Professora atuando na Educação Especial pela Prefeitura de Foz do Iguaçu.Trabalhou Universidade Federal de Integração da América Latina na disciplina de Libras. Coordenadora pedagógica na escola de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial- Cristian Eduardo Hack Cardoso. Trabalhou como Interprete em Libras na faculdade Uniamérica-Centro Universitário união das Américas e PTI_UAB- Polo Tecnológico de Itaipú-Universidade Aberta do Brasil.

RAQUEL ROSAN CHRISTINO GITAHY, UNOESTE/UEMS

Doutora em Educação. Pedagoga. Bacharel em Direito. Docente da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul e da Universidade do Oeste Paulista

Adriana Aparecida de Lima Terçariol , UNINOVE

Doutora em Educação e Currículo pela PUC/SP. Mestre e Pedagoga pela Faculdade de Ciências e Tecnologia Unesp/Campus de Presidente Prudente/SP. Atualmente é docente no Curso de Pedagogia e Programas de Pós-Graduação em Educação, vinculados à Universidade Nove de Julho (UNINOVE-SP). Integra a linha de Pesquisa Educação Popular e Culturas (LIPECULT) e Linha de Pesquisa e de Intervenção e Gestão Educacional (LIPIGES). Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Tecnologias - GEPECeT (CNPq/UNOESTE/SP) e Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Cultura Digital ? GRUPETeC (CNPq/UNINOVE/SP). Editora do periódico Dialogia - uma publicação científica quadrimestral do Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE) da Universidade Nove de Julho/UNINOVE/SP.

Sandra Fogaça Rosa Ribeiro, UFMS

Psicóloga, mestre em Saúde Coletiva (Unesp, 2006) e doutora Educação (Unicamp,2011). Professora adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e do mestrado em Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados. Já ministrou aulas para outros cursos, dentre eles, Pedagogia, Medicina. Enfermagem. Coordena o grupo de pesquisa "Saúde Mental, Trabalho e Gestão"/CNPq, com pesquisas financiadas pelo CNPq/PPSUS. Atua principalmente em Psicologia na interface entre Trabalho, Educação e Saúde

Downloads

Publicado

25-06-2023

Edição

Seção

Artigos