Youtube, uma ferramenta didática de apoio à sala de aula
uma ferramenta didática de apoio à sala de aula
Palabras clave:
DNA, tecnologia de ensino, vídeos dissemináveisResumen
Nas ultimas décadas fomos capazes de transpor muito de nossa prática diária de um espaço real a um virtual que não nos permite apenas armazenar dados como também compartilhá-los. Os vídeos dissemináveis, encontrados em diversos sites ganham seu destaque por se tratarem, de maneira singular, à divulgação do conhecimento, constituindo em si caráter propagador de informação, de idéias e de propostas de maneira rápida e acessível. Na área educacional seu sucesso é reconhecido e em sites de compartilhamento sua acessibilidade se garante a satisfazer os gostos mais diversos, passando da síntese a pormenorização. Objetivos: Avaliar, no portal de compartilhamento de vídeos YouTube® (http://www.youtube.com), vídeos que possam ser utilizados como apoio didático para o ensino de genética e biologia molecular. Métodos: No período de 01/03/2010 a 31/03/2010 foi acessado o site YouTube®, com as seguintes palavras chaves: transcrição DNA, tradução DNA e replicação DNA. Do total de vídeos encontrados, foram selecionados os vídeos compatíveis com a proposta inicial, sendo avaliado o idioma utilizado, o número de visualizações, a aceitação do público, tempo e data de postagem do vídeo. Resultados: Dos 210 vídeos encontrados na busca, 17,15% correspondiam à temática proposta. Destes, 47,22% eram narrados em português, 36% possuíam entre 10.000 e 50.000 visualizações, 62% dos comentários foram positivos, nenhum vídeo ultrapassou 10 minutos, sendo a postagem mais antiga no dia 24/02/2007 e a mais recente no dia 27/02/2010. Conclusões: A partir dessa perspectiva, verificamos que o YouTube® pode ser utilizado como fonte de material didático, desde que haja uma avaliação crítica do material, devido à disponibilidade e facilidade de acesso aos vídeos referente ao tema proposto, como também a postagem de novos vídeos. O retorno positivo do público que os acessa, classificando-os em certos momentos como “esclarecedor”, demonstra também essa aceitação.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.