A utilização do WMS como potencializador dos processos de armazenagem
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v18.n52.4338Palabras clave:
Logística, WMS, ArmazenagemResumen
A logística sempre foi uma peça básica para as empresas. Com a globalização e fácil acesso a recursos tecnológicos, ela se desenvolveu e ampliou as oportunidades para os seus processos, refletindo em um aperfeiçoamento em gerenciamento e gestão das organizações. Assim, a utilização do Warehouse Management System (WMS) tem ganhado destaque nas empresas, trazendo consigo um avanço tecnológico de forma eficaz, visando o auxílio nos processos. Portanto, a presente pesquisa tem por objetivo principal avaliar o WMS como um facilitador fundamental e indispensável para potencialização dos processos de armazenagem. Procurando-se estreitar o campo em estudo, fez-se a escolha da empresa A2B Logística, onde foram apurados os pontos ressaltados na pesquisa, em um modelo real. A metodologia utilizada para formulação da base desta pesquisa foi descritiva e exploratória com caráter qualitativo, na busca de total transparência das informações levantadas. O estudo demonstrou que a estratégia utilizada no nascimento da empresa, foi a inclusão de um WMS próprio, sistema adaptável e exclusivo. Além disso todos os indícios apontados consolidaram que essa estratégia surtiu o efeito planejado estrategicamente para a empresa, se tornando um diferencial competitivo, refletindo em maior eficiência dos processos. Sendo assim, reafirma-se o quanto o WMS vem se tornando uma ferramenta indispensável para maximizar e trazer melhorias significativas nos processos de armazenagem, impactando positivamente no crescimento das empresas.
Descargas
Citas
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1994.
MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1993.
PAURA, G. L. Fundamentos da Logística. Curitiba: Instituto Federal Paraná, 2011.
PRODANOV, C.C; FREITAS, E.C. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. Ed. Feevale. Rio Grande do Sul, 2013.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.