A utilização do WMS como potencializador dos processos de armazenagem

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v18.n52.4338

Palabras clave:

Logística, WMS, Armazenagem

Resumen

A logística sempre foi uma peça básica para as empresas. Com a globalização e fácil acesso a recursos tecnológicos, ela se desenvolveu e ampliou as oportunidades para os seus processos, refletindo em um aperfeiçoamento em gerenciamento e gestão das organizações. Assim, a utilização do Warehouse Management System (WMS) tem ganhado destaque nas empresas, trazendo consigo um avanço tecnológico de forma eficaz, visando o auxílio nos processos. Portanto, a presente pesquisa tem por objetivo principal avaliar o WMS como um facilitador fundamental e indispensável para potencialização dos processos de armazenagem. Procurando-se estreitar o campo em estudo, fez-se a escolha da empresa A2B Logística, onde foram apurados os pontos ressaltados na pesquisa, em um modelo real. A metodologia utilizada para formulação da base desta pesquisa foi descritiva e exploratória com caráter qualitativo, na busca de total transparência das informações levantadas. O estudo demonstrou que a estratégia utilizada no nascimento da empresa, foi a inclusão de um WMS próprio, sistema adaptável e exclusivo.  Além disso todos os indícios apontados consolidaram que essa estratégia surtiu o efeito planejado estrategicamente para a empresa, se tornando um diferencial competitivo, refletindo em maior eficiência dos processos. Sendo assim, reafirma-se o quanto o WMS vem se tornando uma ferramenta indispensável para maximizar e trazer melhorias significativas nos processos de armazenagem, impactando positivamente no crescimento das empresas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carlos Eduardo Teobaldo Alves, Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA

Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho, e possui Mestrado em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente, além de exercer sua profissão de Engenheiro no Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda como Assessor de controle de energia e perdas, é Professor Universitário, atuando em cursos de Graduação e Pós Graduação do Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA).

Citas

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1994.

MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1993.

PAURA, G. L. Fundamentos da Logística. Curitiba: Instituto Federal Paraná, 2011.

PRODANOV, C.C; FREITAS, E.C. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. Ed. Feevale. Rio Grande do Sul, 2013.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Publicado

2023-06-09

Cómo citar

DA SILVA, Lucimeire; ALVES TEIXEIRA, Micaelle; TEOBALDO ALVES, Carlos Eduardo. A utilização do WMS como potencializador dos processos de armazenagem. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 18, n. 52, 2023. DOI: 10.47385/cadunifoa.v18.n52.4338. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/4338. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a