A uberização do trabalho e o sujeito uberizado em textos humorísticos
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v18.n52.4016Palabras clave:
Uberização do trabalho, Sujeito uberizado, Discurso humorístico, ResistênciaResumen
O artigo analisa textos humorísticos que abordam o tema da uberização do trabalho e o sujeito uberizado, procurando compreender o modo de funcionamento discursivo, considerando os efeitos de sentidos que os tecem. Para isso, apoia-se na perspectiva discursiva da linguagem na interface com os estudos de Freud (1989) sobre o campo da comicidade e com a Sociologia do Trabalho (ANTUNES, 2019). A análise evidenciou que o discurso humorístico, por meio do chiste, humor ou cômico, escancara as condições precárias da uberização do trabalho, e o cartunista comparece como porta-voz da causa do trabalhador uberizado, chamando-o à luta.
Descargas
Citas
ADORNO, Guilherme. Discursos sobre o eu na composição autoral dos vlogs. Tese de Doutorado. Instituto de Estudos da Linguagem – IEL, Universidade Estadual de Campinas. Campinas: Unicamp, 2015.
ADORNO, Guilherme; NOGUEIRA, Luciana. O sujeito discursivizado como empresa no youtube: trabalho e condições (digitais) de produção. 9: 1-7. Anais do SEAD, 2020.
ANTUNES, Ricardo; FIGUEIRAS, Vitor. Plataformas digitais, uberização do trabalho e regulação no Capitalismo contemporâneo. Contracampo, Niterói, v. 39, n. 1, p. 27-43, abr./jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.22409/contracampo.v39i1.38901
ANTUNES, Ricardo (Org.). Riqueza e Miséria do Trabalho no Brasil IV: trabalho digital, autogestão e expropriação da vida. São Paulo: Boitempo, 2019.
ANTUNES, Ricardo. “Uberização” do trabalho: caminhamos para a servidão, e isso ainda será um privilégio. [Entrevista concedida ao] Instituto Humanitas Uniensino. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/591102-uberizacao-nos-leva-para-a-servidao-diz-pesquisador. Acesso em: 29 de maio de 2021.
BOMBARDELLI, Joel. Sujeito, sociedade, neoliberalismo e sentido no discurso da contabilidade. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem – PPGCL, Universidade do Vale do Sapucaí. Pouso Alegre: Univás, 2019.
DIAS, Cristiane. Considerações sobre o texto pelo digital. In: Língua, ensino e tecnologia. Organizadoras: Claudia Pfeiffer, Juciele Pereira Dias e Luciana Nogueira. 1ª. Edição. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020.
DIAS, Cristiane. Análise do discurso digital: sujeito, espaço, memória e arquivo. Campinas: Pontes, 2018.
FREUD, Sigmund. (1905). “El Chiste e su Relación con lo Inconciente”. In: Obras Completas, v. 8. 2ª ed. Traducción directa del alemán de José L. Etcheverry. Buenos Aires: Amorrortu, 1989.
KEHL, Maria Rita. Sobre Ética e Psicanálise. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
MOTA, Ilka de Oliveira. Humorless approach: análise discursiva de quadrinhos de humor em livros didáticos de inglês como língua estrangeira. São Paulo, SP: Editora Appris, 2018.
MOTTA, Vania; EVANGELISTA, Olinda; CASTELO, Rodrigo. Determinações do capital, empresariamento, educação pública no Brasil. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v.13, n.1, p.1-8, abr. 2021.
MOROZOV, Evgeny. A ascensão dos dados e a morte da política. Big Tech. São Paulo: Ubu Editora, 2018.
NORITOMI, Roberto. Você não estava aqui. Comentários sobre o novo filme do cineasta inglês Ken Loach. [Entrevista concedida ao] Instituto Humanitas Uniensino. Disponível em: www.ihu.unisinos.br/78-noticias/597116-voce-nao-estava-aqui-comentario-sobre-o-novo-filme-do-cineasta-ingles-ken-loach . Acesso em: 31 de maio de 2021.
ORLANDI, Eni. Análise de Discurso: Princípios & Procedimentos. Campinas, Pontes, 1999.
PECHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. Eni Orlandi e outros. Campinas: Editora da Unicamp, 1988.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.