Psicopedagogia educacional e as crianças com Síndrome de Down

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v17.n50.3947

Palabras clave:

Psicopedagogia Educacional, Síndrome de Down, Ensino Colaborativo, Aprendizagem

Resumen

Este artigo tem como tema a Psicopedagogia Educacional voltada ao atendimento de crianças com Síndrome de Down e aborda dificuldades encontradas por muitos profissionais da educação, principalmente docentes e coordenadores pedagógicos de escolas públicas, para lidarem com problemas de aprendizagem comuns a este público. Objetiva contribuir para que o professor possa transformar sua concepção sobre a aprendizagem e o desenvolvimento dessas crianças com base no apoio que estratégias psicopedagógicas, aliadas ao trabalho colaborativo, podem demandar na superação de dificuldades da prática pedagógica. O suporte da Psicopedagogia Educacional ao trabalho pedagógico voltado ao acompanhamento da aprendizagem e desenvolvimento dessas crianças, tem possibilidades efetivas de transformar a prática educativa observada nesses contextos de inclusão, induzindo melhorias nas aprendizagens das crianças e no desenvolvimento profissional dos educadores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andresa Couto Garcia, UNITAU

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Anhanguera de Taubaté (2015). Possui Pós Graduação em Psicopedagogia pela Anhanguera Taubaté (2016),Cursando Mestrado em Educação.Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Atualmente sou professora na Escola Educar e Crescer, na Educação Infantil e na Faculdade Mackenzie como tutora nos cursos de graduação.

Cristovam da Silva Alves, UNITAU

Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela PUC/SP. Graduado em Ciências com Habilitação em Biologia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade de Mogi das Cruzes/SP (1983) e em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Camilo Castelo Branco/SP (1986). Atualmente é professor colaborador no Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté - MPE/UNITAU. É supervisor escolar aposentado na Secretaria Municipal de Educação do Município de São Paulo. Membro do grupo de pesquisa "Educação: desenvolvimento profissional, diversidades e metodologias do MPE/UNITAU. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando nos temas: formação inicial e continuada de professores, identidades, desenvolvimenteo profissional, profissionalidade e pesquisa colaborativa.

Suelene Regina Donola Mendonça, UNITAU

Possui graduação em Pedagogia com Habilitação em Deficientes da Áudio Comunicação pela Universidade de Taubaté (1981), Mestrado em Educação: Psicologia da Educação - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Professora da Educação Básica II - Educação Especial (Def. Auditivos). Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (1982-2012). Atualmente. Professora Assistente III da Universidade de Taubaté, lotada no Departamento de Pedagogia, concursada na disciplina de Didática,, membro NDE do mesmo Departamento. Professora e membro da Comissão de Pós-graduação em Educação (CPG-ED) do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté , atuando na linha Educação inclsuiva e diversidade socioculturall.Coordenadora e psicopedagoga do Programa de Atendimentos de Estudantes aos Necessidades Educacionais Especiais (PAENEE) vinculado a Pro-reitoria Estudantil da Universidade de Taubaté. Atuou na coordenação de área de subprojeto da licenciatura em Pedagogia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID)da CAPES.(2015-2018).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas e Práticas Inclusivas, atuando principalmente nas seguintes áreas: educação especial, educação inclusiva, educação de surdos, desenvolvimento, ensino e aprendizagem. 

Citas

BASSANI, C.S. A Síndrome de Down e as dificuldades de aprendizagem. São Paulo, 2012. Disponível em http://www.pixfolio.com.br/arq/1401280042.pdf. Acesso em 22/08/2021.

CAPISTRANO, L.L.M. O processo de construção da identidade do adolescente com síndrome de Down no atendimento psicopedagógico. Revista Macambira – Laboratório de Políticas Públicas, Ruralidade e Desenvolvimento Territorial. ISSN: 2594-4754. Bahia, 2020. Disponível em http://www.revista.lapprudes.net/index.php/RM/article/view/507/441. Acesso em 31/08/2021.

DAMIANI, M.F. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Curitiba, 2015. Disponível em https://www.scielo.br/j/er/a/FjYPg5gFXSffFxr4BXvLvyx/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 25/08/2021.

FIGUEIREDO, G.F. A importância do psicopedagogo na inclusão do portador de síndrome de Down na rede de ensino público do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/k215804.pdf. Acesso em 25/08/2021.

GONÇALVES, M. O que é psicopedagogia e como ela pode auxiliar as crianças. São Paulo, 2021. Disponível em https://www.ninhosdobrasil.com.br/o-que-e-a-psicopedagogia-e-como-ela-pode-auxiliar-as-criancas?gclid=EAIaIQobChMI6vDmqq_h8gIVjw6RCh0PoAvPEAMYASAAEgI2uPD_BwE. Acesso em 02/09/2021.

LUIZ, F.M.R.; NASCIMENTO, L.C. Inclusão escolar de crianças com síndrome de down: experiências contadas pelas famílias. Relato de Pesquisa. Revista Brasileira Educ. Esp. 18 (1) Mar. 2012. Disponível em https://www.scielo.br/j/rbee/a/GBtH7zpyFNMqns6kPPMS5PB/?lang=pt. Acesso em 24/08/2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382012000100009

MARANI, A.; RIBEIRO, M.A.; FANTACINI, R.A.F. A importância do ensino colaborativo para o aluno com deficiência intelectual. Revista Educação, Batatais, v. 9, n. 1, p.11-27, jan/jun 2019. Disponível em https://web-api-claretiano-edu-br.s3.amazonaws.com. Acesso em 01/09/2021.

PATERRA, M.T.G.; RODRIGUES, S.C. Atuação do psicopedagogo nos diversos e complexos contextos de dificuldades de aprendizagem nas instituições escolares. Revista Educação, Gestão e Sociedade: revista da Faculdade Eça de Queirós, ISSN 2179-9636, Ano 4, número 14, junho de 2014, Paraíba. Disponível em http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20170509155753.pdf. Acesso em 31/08/2021.

RIBEIRO, A.A. Ações do psicopedagogo junto a alunos com síndrome de Down. Revista Revela, Ano VIII – Nº XVIII – Jul/2015 – ISSN 1982-646x. Disponível em http://www.fals.com.br/revela/revela026/ed18/andreia_ribeiro.doc.pdf. Acesso em 22/08/2021.

RODRIGUES, E.A.S.; AMBRÓSIO, M.S. Estratégias usadas para alunos com síndrome de Down. Uberlândia, 2015. Disponível em http://www.eventos.ufu.br/sites/eventos.ufu.br/files/estrategias_de_aprendizagem_usadas_para_alunos_com_sindrome_de_down.pdf. Acesso em 2021.

SANTOS, A.M.G. Ação do psicopedagogo na aprendizagem de alunos com Síndrome de Down. Revista Eletrônica – FABE. Bertioga, 2017. Disponível em http://fabeemrevista.com.br/material/vol7/03.pdf. Acesso em 22/08/2021.

SILVA, D.L. O diagnóstico psicopedagógico clínico: estudo de caso de uma criança com síndrome de Down. Revista Ideias & Inovação. Aracaju, v. 4, n.2 p.103-114. Maio/2018. Disponível em https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/5615/2835. Acesso em 27/08/2021.

SOUSA, D.R.; SILVA, R.N.; FANCINI, R.A.F. Ensino colaborativo: benefícios e desafios. Revista Educação, Batatais, v. 6, n. 3, jul./dez. 2016. Disponível em https://intranet.redeclaretiano.edu.br› download. Acesso em 02/09/2021.

TEIXEIRA, C.T. A atuação psicopedagógica na instituição escolar em colaboração a gestão educacional. EDUCERE – XII Congresso Nacional de Educação. Paraná, 2015. Disponível em https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/20002_9371.pdf. Acesso em 24/08/2021.

TRINDADE, C.M.T.; CERQUEIRA, A.B.S. O psicopedagogo e sua intervenção na aprendizagem de alunos com Síndrome de Down. Revista Portal e Educação, 2013. São Paulo. Disponível em https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/o-psicopedagogo-e-sua-intervencao-na-aprendizagem-de-alunos-com-sindrome-de-down/30041#. Acesso em 22/08/2021.

VAZ, S. A importância do psicopedagogo na estimulação de crianças com síndrome de Down de 1 a 6 anos de idade. Paraná, 2019. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/332245718_A_IMPORTANCIA_DO_PSICOPEDAGOGO_NA_ESTIMULACAO_DE_CRIANCAS_COM_SINDROME_DE_DOWN_DE_1_A_6_ANOS_DE_IDADE. Acesso em 31/08/2021.

VILARONGA, C.A.R.; MENDES, E.G. Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores. Ver. bras. Estud. Pedagog. (online), Brasília, v. 95, n. 139-151, jan./abr. 2014. Disponível em https://www.scielo.br/j/rbeped/a/dBz3F9PJFfswJXFzn3NNxTC/?lang=pt&format=pdf. A DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-66812014000100008

Publicado

2022-12-07

Cómo citar

DE PAULA ABREU DOMINGOS, Ana Cristina; COUTO GARCIA, Andresa; DA SILVA ALVES, Cristovam; REGINA DONOLA MENDONÇA, Suelene. Psicopedagogia educacional e as crianças com Síndrome de Down. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 17, n. 50, p. 1–10, 2022. DOI: 10.47385/cadunifoa.v17.n50.3947. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/3947. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Artículos similares

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.