Modelamento numérico do ensaio de estiramento com punção Nakazima
Palabras clave:
Curva limite de conformação, estiramento, deformações limitesResumen
O conceito de curva limite de conformação (CLC) introduzido inicialmente por Keeler e Goodwin é um instrumento muito útil tanto para avaliação do comportamento plástico de chapas como para projeto de ferramental e solução de problemas de manufatura por meio de tentativas-e-erros. Contudo, o procedimento experimental de obtenção da CLC para um dado material é demasiadamente longo sendo ainda sujeito as incertezas com respeito ao método de definição dos limites de deformação. O presente trabalho visa analisar através da simulação numérica do ensaio Nakazima (1968) a influência de alguns parâmetros sobre as deformações limites. O ensaio Nakazima para um estado plano de deformações avaliou a influência da espessura da chapa realizando simulações paras as espessuras de 1, 3 e 5 mm e os resultados mostraram que quanto menor o valor da espessura mais rapidamente o material alcançará a estricção localizada e, consequentemente, suportará um valor menor de deformação limites A simulação do ensaio Nakazima também permitiu a avaliação da influência do coeficiente de atrito de Coulomb sobre as deformações limites. Para isto, foram feitas diferentes simulações em chapa com espessura de 5 mm onde um atrito de μ = 2 foi imposto entre a superfície da chapa e a matriz e diferentes valores do coeficiente de atrito (0,10, 0,20 e 0,30) entre a punção e a chapa metálica. Os resultados mostraram que quanto maior o valor do coeficiente de atrito mais rapidamente o material alcançará a estricção localizada. Ademais, a influência da taxa de deformação também foi avaliada por meio do ensaio Nakazima, onde uma chapa com espessura de 5 mm foi submetida ao ensaio e foram realizadas simulações com a consideração dos efeitos da taxa de deformação. Conclui-se que o efeito da taxa de deformação retarda a mudança de trajetória de deformação em direção ao estado plano de deformação que condiz a fratura dúctil, em conformidade com método de Veerman (1972).
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.