Modelamento numérico do ensaio de estiramento com punção Nakazima
Keywords:
Curva limite de conformação, estiramento, deformações limitesAbstract
O conceito de curva limite de conformação (CLC) introduzido inicialmente por Keeler e Goodwin é um instrumento muito útil tanto para avaliação do comportamento plástico de chapas como para projeto de ferramental e solução de problemas de manufatura por meio de tentativas-e-erros. Contudo, o procedimento experimental de obtenção da CLC para um dado material é demasiadamente longo sendo ainda sujeito as incertezas com respeito ao método de definição dos limites de deformação. O presente trabalho visa analisar através da simulação numérica do ensaio Nakazima (1968) a influência de alguns parâmetros sobre as deformações limites. O ensaio Nakazima para um estado plano de deformações avaliou a influência da espessura da chapa realizando simulações paras as espessuras de 1, 3 e 5 mm e os resultados mostraram que quanto menor o valor da espessura mais rapidamente o material alcançará a estricção localizada e, consequentemente, suportará um valor menor de deformação limites A simulação do ensaio Nakazima também permitiu a avaliação da influência do coeficiente de atrito de Coulomb sobre as deformações limites. Para isto, foram feitas diferentes simulações em chapa com espessura de 5 mm onde um atrito de μ = 2 foi imposto entre a superfície da chapa e a matriz e diferentes valores do coeficiente de atrito (0,10, 0,20 e 0,30) entre a punção e a chapa metálica. Os resultados mostraram que quanto maior o valor do coeficiente de atrito mais rapidamente o material alcançará a estricção localizada. Ademais, a influência da taxa de deformação também foi avaliada por meio do ensaio Nakazima, onde uma chapa com espessura de 5 mm foi submetida ao ensaio e foram realizadas simulações com a consideração dos efeitos da taxa de deformação. Conclui-se que o efeito da taxa de deformação retarda a mudança de trajetória de deformação em direção ao estado plano de deformação que condiz a fratura dúctil, em conformidade com método de Veerman (1972).
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.