A relevância da natação no desenvolvimento psicomotor em crianças de 3 a 6 anos
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n1%20Esp.1633Palabras clave:
Natação. Criança. Desenvolvimento motor.Resumen
O objetivo do atual estudo concede em verificar qual a importância e influência da prática da natação em crianças de 3 a 6 anos em relação ao desenvolvimento psicomotor destas, pois sabe-se que este é o resultado da maturação de certos tecidos nervosos, aumento em tamanho e complexidade do sistema nervoso central, crescimento dos ossos e músculos, portanto, são comportamentos não-aprendidos que surgem espontaneamente, desde que a criança tenha condições adequadas para exercitar-se. O contexto-metodológico será através de revisões bibliográficas baseadas nos pressupostos teóricos de Damasceno (1992); Vitor da Fonseca (2004); Gallahue (2005); Santos (2008).
Descargas
Citas
DAMASCENO, Leonardo. Natação psicomtricidade e desenvolvimento. Brasília: Secretária do desporto, 1992.
FONSECA, Vitor da. Psicomotricidade: filogênese, ontogênese e retrogêenese. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
________________. Psicomotricidade: perspectivas multidisciplinares. Porto Alegre: Artmed, 2004.
FREUDENHEIM, Andréa. (Org). Fundamentos para elaboração de programas de ensino do nadar para crianças. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, 2003.
GALLAHUE, David; OZMUN, John. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2005.
LE BOULCH, Jean. O desenvolvimento psicomotor: Do nascimento aos 6 anos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.
LE BOULCH. Educação psicomotora. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
OLIVEIRA, Gislene de Campos. Psicomotricidade: Educação e reeducação num enfoque psicopedagógico. 9ª ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
REIS, Jayme. A natação na sua expressão psicomotriz. Porto Alegre: UFRGS, 1982.
SANTOS, Rafael. Psicomotricidade. São Paulo: scribd, 2008.
TAILLE, Yves; OLIVEIRA, Marta; DANTAS, Heloísa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
TANI, GO (Org.). Educação Física escolar: fundamentos para uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU/EDUSP, 1988.
TANI, GO. Aprendizagem motora como processo de problemas. IN: FREUDENHEIM A.M. (Org) O nadar: uma habilidade motora revistada. São Paulo: CESPEUSP, 1995.
VELASCO, Cacilda. Natação segundo a psicomotricidade. Rio de Janeiro: Sprint, 1994.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.