A produção bibliográfica discente do curso de educação física de volta redonda: explorando os trabalhos de conclusão de curso
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n1%20Esp.1631Palabras clave:
Educação física. Produção do conhecimento. Trabalho de conclusão de curso.Resumen
Este trabalho apresenta uma análise quantitativa dos Trabalhos de Conclusão de Curso, do Curso de Educação Física do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA. O recorte temporal acontece do período de 1991 a 2009. A pesquisa se deu por meio da análise dos títulos dos trabalhos dos alunos do Centro Universitário, divididos em sete categorias temáticas por meio da técnica da análise temática proposta por Bardin (2008). Constatamos que nos diferentes períodos abordados os principais enfoques foram da área escolar e biodinâmica, com foco na performance e desempenho esportivo. Estas diferenças podem ser compreendidas, em alguma medida, a partir da trajetória da Educação Física brasileira, que se iniciou valorizando questões higiênicas, logo em seguida, esportivas e após a década de 1980 se apropriou dos debates da área pedagógica. Podemos afirmar que, embora a leitura apenas dos títulos dos trabalhos seja um fator fortemente limitador, a base das pesquisas no Curso de Educação Física do UniFOA de 1991 a 2009 se constitui em torno dos temas Educação Física Escolar e Performance e Desempenho Humano.
Descargas
Citas
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2008.
CORTE, Rachel B.; FERREIRA NETO, Amarilio. A produção do conhecimento na revista brasileira de ciências do esporte de 1979-2004: entre o biológico e o pedagógico. In: Anais do XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, Salvador: CBCE, 2009.
LOVISOLO, Hugo. Educação Física: a arte da mediação. Rio de Janeiro: Sprint, 1995.
REZER, Ricardo. “Formas-de-ser” da educação física contemporânea – duas teses (não) conclusivas... In: Anais do XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, Salvador: CBCE, 2009.
SILVA, José Cristiano Paes Leme. Educação Física Escolar e Esporte em Volta Redonda na década de 1970 (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós graduação em História. Vassouras: Universidade Severino Sombra, agosto 2007.
SOUZA, M. J. G. et al. Produção de conhecimento em educação física e esportes na UFG/CAC – trabalhos monográficos de 1993 a 2006. In: Anais do XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, Salvador: CBCE, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.