PhD, D, MSc ou M ? Uma questão de formação.

Autores/as

  • Cleize S. Cunha Fisioterapia – UniFOA
  • Mauro Tavares NUPE – UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v3.n1esp.1188

Palabras clave:

pesquisa operacional, educação de pós-graduação.

Resumen

Este artigo destina-se a fazer alguns esclarecimentos no que se refere ao uso de algumas letras que são postadas à frente dos nomes dos autores de artigos, quando se referem aos seus títulos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALMEIDA Jr, A., SUCUPIRA, N., SALGADO, C., ROCHA E SILVA, M., TRIGUEIRO, D., LIMA, A. A., TEIXEIRA, A., CHAGAS, V. E MACIEL, R. Definição dos cursos de pós-graduação - Parecer nº 977/65, C.E.Su, aprov. em 3-12-65.

BEIGUELMAN, B. Reflexões sobre a pós-graduação brasileira. In: PALATNIK, Marcos (org.) Pós-graduação no Brasil. Rio de Janeiro: Editora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1997, p. 33-47.

BOMENY, H. Newton Sucupira e os rumos da educação superior. Brasília: Paralelo 15 e CAPES. 2001.

CUNHA, L. A.. A universidade reformanda. Rio de Janeiro: Francisco Alves. 1998.

CRUZ, A. A.V. PhD ou D? Cartas ao Editor. Arq Bras Oftalmol. 2002; 65:495-6.

CURY, C. R. J. Qualificação pós-graduada no exterior. In: ALMEIDA, Ana Maria F., CANÊDO, Letícia Bicalho, GARCIA, Afrânio et al. Circulação internacional e formação intelectual das elites brasileiras. Campinas: UNICAMP, 2004, p. 107-143.

CURY, C. R. J. Graduação/pós-graduação: a busca de uma relação virtuosa. Educação e Sociedade, Campinas, CEDES, v. 25, nº 88, especial out., 2004, p. 777-793.

LOBO, Y. A construção e definição de políticas de pós-graduação em educação no Brasil: a contribuição de Anísio Teixeira e Newton Sucupira. Tese de doutorado. Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. 1991.

MARTINS, R. C. R. A pós-graduação no Brasil: uma análise do período 1970-90. Educação Brasileira, Brasília, CRUB, v. 13, nº 27, jul.-dez., 1991, p. 93-119.

MARTINS, R. C. R. A capacitação de docentes no sistema universitário brasileiro: políticas, estratégias, problemas e resultados. Estudos e Debates, Brasília, CRUB, nº 19, mar., 1999, p. 83-112.

NICOLATO, M. A. A caminho da lei n. 5.540/68: a participação de diferentes atores na definição da Reforma Universitária. Dissertação de mestrado. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. II. 1986.

ROCHA NETO, I. A universidade pública, a formação de quadros e o país. In: VELLOSO, Jacques (org.). Universidade pública: política, desempenho e perspectivas. Campinas: Papirus, 1991, p. 77-105.

SAVIANI, D. A política educacional no Brasil. In: CÂMARA BASTOS, Maria Helena, STEPHANOU, Maria (orgs.). Histórias e memórias da educação no Brasil – v. III, séc. XX. Petrópolis: Vozes, 2005, p. 30-39.

SUCUPIRA, N. Antecedentes e primórdios da pós-graduação. Fórum Educacional, Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, ano 4, nº 4, out.-dez., 1980, p. 3-18.

Publicado

2017-03-30

Cómo citar

CUNHA, Cleize S.; TAVARES, Mauro. PhD, D, MSc ou M ? Uma questão de formação. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 3, n. 1esp, p. 39–42, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v3.n1esp.1188. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/1188. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Especial Pós-graduação

Artículos similares

<< < 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a