A Comunicação na Esfera Pública: o que se publicou entre 1998 e 2008 no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação do Intercom
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n17.1079Palabras clave:
Bibliometria, Comunicação, Esfera Pública, IntercomResumen
Esta pesquisa foi norteada pelo interesse em analisar e quantificar os artigos publicados no Intercom que remetem à comunicação na esfera pública. Para a realização desta, efetuou-se uma pesquisa no site da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, e verificou-se o que foi publicado entre os anos de 1998 e 2008. Posteriormente, utilizou-se algumas expressões como: Comunicação Governamental, Comunicação Pública, Comunicação Política, Marketing Político e Propaganda Política para delimitar uma amostra de pesquisa. Num segundo momento efetuouse o fichamento desses artigos e a posteriori, utilizando-se da pesquisa bibliométrica, buscou-se quantificar as informações coletadas para identificar quanto se publicou na área, quais autores mais serviram de referência bibliográfica e sobre quais expressões os artigos pesquisados mais discorreram. Também foi possível evidenciar o pouco interesse pelo tema por parte dos profissionais formados em comunicação, o que acaba por abrir espaço para que profissionais de outras áreas se dediquem a estudar a comunicação no campo da esfera pública.
Descargas
Citas
ANDRADE, C. T. S. Dicionário profissional de Relações Públicas e Comunicação e glossário de termos anglo-americanos. 2. ed. São Paulo: Summus, 1996.
______. Para entender Relações Públicas. São Paulo: Loyola, 1993
ANDRADE, M. A. R.; HOFFMANN, V. E. Redes do século XXI: uma pesquisa bibliométrica em periódicos nacionais e internacionais no período de 2000 a 2005. In: VII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2007, Itajaí. Livro de Resumos, Itajaí, 2007.
BARBETA, P. A. Estatística aplicada às ciências sociais. 7 ed. Florianópolis: UFSC, 2007.
BRANDÃO, E. P. Usos e Significados do Conceito Comunicação Pública. In: XXIX CONGRESSO BRASILEIRO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2006, Brasília. Anais Eletrônicos, Brasília, 2006. CD-ROM.
DORNELLES, S. M. G. O Espaço das Relações Públicas no Cenário da Comunicação Pública. In: XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2002, Salvador. Anais Eletrônicos, Salvador, 2002. CD-ROM.
EPSTEIN, I. Ciência, poder e comunicação. In: DUARTE, J.; BARROS, A. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2006. p. 15-31.
GARCIA, P. M.; FURQUIM, V. M. Marketing Político: as táticas políticocomunicacionais de Vargas, Jânio e Collor. In: XXV CONGRESSO BRASILEIRO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2002, Salvador. Anais Eletrônicos, Salvador, 2002. CD-ROM.
GOMES, N. D. Os instrumentos do marketing político e eleitoral e a persuasão como elemento comum entre eles para a formação da opinião pública. In: XXX CONGRESSO BRASILEIRO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2007, Santos. Anais Eletrônicos, Santos, 2007. CD-ROM.
GURGEL, J. B. S. Cronologia da Evolução Histórica das Relações Públicas. 3 ed. Brasília: Linha Gráfica e Editora, 1985.
HAIR JUNIOR, J. F. et al. Fundamentos de Métodos de Pesquisa em Administração. Porto Alegre: Bookman, 2005
MAICAS, M. P. I. Introducion a la comunicación social. Barcelona: ESRPPPU, 1992.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2001.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2007.
SILVA, D. P. O desencantamento no mundo da política. A propaganda, o marketing e o consumo de um candidato que virou presidente. In: XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2006, Brasília. Anais Eletrônicos, Brasília, 2006. CD-ROM.
STUMPF, I. R. C. Pesquisa Bibliográfica. In: DUARTE, J.; BARROS, A. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2006. p. 52-61.
TORQUATO, F. G. Marketing Político e Governamental: um roteiro para campanhas políticas e estratégias de comunicação. São Paulo: Summus, 1985.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.