Gestão da Qualidade a Utilização do Método de Ishikawa na Diminuição do Tempo de Permanência dos Veículos - TPV Inbound: Estudo de Caso
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v10.n28.100Palabras clave:
Gestão da Qualidade, Ferramenta de Qualidade, Ishikawa, Custo.Resumen
O objetivo deste trabalho é correlacinar uma das ferramentas da qualidade em um case real que foi utilizado a ferramenta Ishikawa como príncipio básico para solucionar o problema detectado: excesso do tempo de permanência dos veículos dentro da Usina multinacional estudada. O case analisado pelo nosso grupo, consiste na redução do tempo médio que os veículos permanecem dentro da Usina aguardando o devido carregamento. Uma vez que, entende-se por qualidade o atendimento das necessidades do cliente continuamente, baseando-se na prevenção de aspectos relativos à não-qualidade tais como: erros, defeitos na realização de serviços e produção de bens, erro na compra de produtos, serviço desnecessário, produtos inseguros, falta de segurança nas condições de trabalho, tempo desperdiçado, demoras e falhas. Sendo assim, o tempo ocioso do veículo no interior da Usina deixa-os expostos à riscos quanto à segurança das pessoas, ao relacionamento entre motoristas e demais colaboradores envolvidos nas execuções, à custos, à produtividade e no atraso da entrega do produto ao cliente. No case foi utilizado o diagrama de causa e efeito, também conhecido como espinha de peixe ou ishikawa, para representar a relação entre o "efeito" e todas as possibilidades de 'causa' que podem contribuir para esse efeito. Esse diagrama é desenhado para ilustrar claramente as várias causas que afetam o processo, por classificação e relação das causas. Para cada efeito existem seguramente, inúmeras causas dentro de categorias. Podendo assim otimizar o tempo ocioso dos veículos no interior da Usina.
Palavras chave: Gestão da Qualidade, Ferramenta de Qualidade, Ishikawa, Custo.
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