Prensagem em canais equiangulares: modelamentos teórico e numérico
Keywords:
Prensagem em canais equiangulares, método do limite superior, critérios de escoamento, método dos elementos finitosAbstract
A técnica de prensagem em canais equiangulares (PCEA) consiste de um método de deformação plástica severa no qual um tarugo metálico lubrificado é forçado a escoar, em condições próximas ao cisalhamento simples, pelo interior de uma matriz composta por canais de seção transversal idêntica que se interceptam a um ângulo F. A literatura se reporta a modelos teóricos, baseados no método do limite superior, que permitem estimar a carga e as deformações plásticas efetivas após um único passe de prensagem a frio, para materiais perfeitamente plásticos com comportamento definido pelo critério de von Mises. Neste contexto, o presente trabalho busca estender tais soluções à classe de materiais com sensibilidade à taxa de deformação, cujo encruamento é definido pelas leis combinadas de Hollomon e Peirce. Além disso, a influência da superfície de escoamento sobre a carga e a deformação foi investigada pela comparação entre os critérios de von Mises e Drucker, utilizando-se as propriedades mecânicas de um material hipotético. Em relação à geometria da matriz, considerou-se F = 90º e variações na interseção dos canais que envolvem desde a ausência de raios de adoçamento até raios idênticos. Por fim, a validação das soluções analíticas propostas foi realizada pela comparação entre as previsões numéricas de carga e deformação efetiva associadas a cada geometria de matriz, assumindo-se a lubrificação ideal. Para tanto, foram desenvolvidos modelos numéricos bidimensionais discretizados por elementos finitos. Os resultados mostraram um acoplamento tribológico-reológico quando se elevam as condições de atrito ou variando-se os critérios de Drucker para von Mises. Além disso, as maiores previsões de carga e deformação efetiva foram observadas em ausência de adoçamentos. Por razões geométricas da matriz, o adoçamento externo conduz ao aumento da carga enquanto o interno causa o seu acréscimo e revela um modo combinado de deformação entre cisalhamento e dobramento.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.