Crime e castigo: breves notas sobre presídios brasileiros e penas alternativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v16.n45.3434

Palavras-chave:

Legislação. Políticas Públicas. Ressocialização. Educação.

Resumo

Os presídios brasileiros são lugares de depósitos de seres humanos, históricos e duplamente marginalizados pela sociedade. O desprezo aos internos do sistema carcerário brasileiro e o preconceito aos egressos desse sistema dificultam o processo de ressocialização e entrada ou retorno ao mundo do trabalho e da dignidade. O presente manuscrito objetiva lançar uma luz sobre as propostas de alternativas às penas de prisão, ao tempo que indica possibilidades de mudanças paradigmáticas em relação aos encarcerados. A metodologia é baseada na revisão bibliográfica e análise documental, tendo como suporte a Legislação Prisional atualizada, observando as normas e os decretos que versam sobre a aplicação de penas alternativas e o sistema educacional dentro dos presídios. Nas conclusões, os autores apontam para a formação de uma consciência humanizada sobre a mercantilização das vidas encarceradas, em relação direta com o processo de educação para a vida, dentro e fora dos presídios brasileiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Remígio Florêncio, Universidade Federal da Bahia - UFBA e IF Sertão Pernambucano

Doutorando em Educação - UFBA; Mestre em Educação e Cultura - UNEB; Pedagogo (UNEB), Geógrafo (UNICESUMAR) e Licenciado em Letras, pela Universidade de Pernambuco (UPE).

Enio Silva da Costa, Universidade de Pernambuco (UPE); Polícia Militar da Bahia

Doutorando em Ecologia Humana (UNEB); Mestre em Crítica social (UNEB); Pedagogo (UNEB); Professor curso de Especialização (FACESP); Polícia Militar da Bahia.

Referências

BRASIL. Lei de Execuções Penais. Lei nº 7210, de 11 de julho de 1984. Publicado no Diário Oficial da União. 1984. São Paulo: Saraiva, 1997.

CAPELLER, W. O Direito pelo avesso: análise do conceito de ressocialização. Temas IMESC: Soc. Dir. Saúde. São Paulo: v. 2, n. 2, p. 127-134, 1985.

CARVALHO FILHO, Luis Francisco. A prisão. São Paulo: Publifolha, 2002.

FREIRE, Paulo. Política e educação: Ensaios. 2. ed. São Paulo: Cortez Editora, 1995.

GADOTTI, M. Manicômios, prisões e conventos. São Paulo: Perspectiva, 2008.

GADOTTI, M. Palestra de encerramento. In: MAIDA, M. J. D. (Org.). Presídios e Educação. São Paulo: FUNAP, 1993, p. 121-148.

JULIÃO, Elionaldo Fernandes. Educação e Trabalho como propostas políticas de execução penal. Revista de Educação de Jovens e Adultos: Alfabetização e Cidadania. Brasília: RAAAB/ UNESCO/ Governo Japonês, 2006.

JULIÃO, Elionaldo Fernandes. Escola da Prisão: Espaço de construção da identidade do homem aprisionado. In: Educação escolar entre as grades. Elenice Maria C. Onofre (org.) São Carlos: EduFSCar, 2007.

LEITE, José Ribeiro. Educação por trás das grades: uma contribuição ao trabalho educativo, ao preso e à sociedade. Dissertação (mestrado) – UNESP, Marília, 1997.

LEME, J.A.G. A cela de aula: Tirando a pena com letras. Uma reflexão sobre o sentido da educação nos presídios. In: Educação escolar entre as grades. Elenice Maria C. Onofre (org.). São Carlos: EdUFSCar, 2007.

LEMGRUBER, Julita. Controle da criminalidade: mitos e fatos. São Paulo: Instituto Liberal, 2002.

LIMA, William da Silva. Quatrocentos contra um: uma história do Comando Vermelho, 2. ed., São Paulo: Labortexto Editorial, 2001.

MOVIMENTO EDUCACIONISTA PAULISTA, 2008. Disponível em: http://www.uniso.br/hs/educacionismo/docs/etica_moral_e_filosofia_educacionista. Acesso em 20 maio 2011.

OLIVEIRA, Odete Maria de. Prisão: Um Paradoxo Social. 3 ed. Florianópolis: UFSC, 2003.

ONOFRE, Maria Cammarosano (org.). Escola na Prisão: Espaço de Construção da Identidade do Homem Aprisionado? In: Educação escolar entre as grades. São Carlos: EduFSCar, 2007.

THOMPSON, Augusto. A questão penitenciária. Rio de Janeiro: Ed. Forense, 2002.

Downloads

Publicado

13-04-2021

Como Citar

FLORÊNCIO, Roberto Remígio; COSTA, Enio Silva da. Crime e castigo: breves notas sobre presídios brasileiros e penas alternativas. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 16, n. 45, 2021. DOI: 10.47385/cadunifoa.v16.n45.3434. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/3434. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Artigos Semelhantes

<< < 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.