Um modelo para aplicação em análise estrutural de treliças planas
formulação e implantação pelo método dos elementos finitos
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v17.n50.3908Palavras-chave:
Análise Estrutural, Treliças, Método dos Elementos Finitos – MEFResumo
O presente trabalho apresenta de forma clara e concisa o modelamento e simulação de campos de deformação obtidos em treliças planas através de medidas de centralidade em refinamento de malha por nós influentes. É utilizado o método dos elementos finitos com algoritmo desenvolvido e programado em FORTRAN com representação gráfica para visualização dos resultados feita através do GNUPLOT. Comprara os resultados dos campos de deformações com os de deslocamentos nodais tradicionalmente calculados para elementos finitos de barras planas constituídos de dois nós de extremidades. Constata-se que através dos campos de deformação é possível determinar com maior acurácia os valores internos às treliças planas, possibilitando assim uma análise mais criteriosa quando ocorrem variações de materiais no mesmo componente estrutural, como é o caso do modelo de vigas de concreto armado cujo comportamento idealizado é o de uma treliça plana.
Downloads
Referências
Vu Thi Bich Quyen , Tran Thi Thuy Van , Cao Quoc Khanh, A new algorithm for size optimization of the truss structures using finite element method, Materials Science and Engineering, 2018. DOI: https://doi.org/10.1088/1757-899X/661/1/012041
Lira de Souza, Camila, Determinação de Deslocamentos em Treliças Planas Via Método da Energia, Trabalho de Conclusão de Curso, Araruna, Paraíba, 2017.
P. Sangeetha , R. Sundareswaran , M. Shanmugapriya, S. Srinidhi c, K. Sowmya c, Influential nodes in planar trusses and meshes using centrality measures, Materials Today: Proceedings 42 p. 932-939, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.matpr.2020.11.848
PACCOLA R.R.; CODA H.B., Software AcadView, Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2005.
Bathe, K. J., Finite Element Procedures in Engineering Analysis. Prentice-Hall v1,1982.
Cook, R.D.; Malkus, D.S.; and Plesha, M.E., Concepts and Applications of Finite Element Analysis, John Wiley & Sons, 1989.
BABUSKA, Ivo; SZABÓ, Barna, Finite Element Analysis. Editora Wiley Interscience, 1ª Edição, 1991.
Zienkiewicz, O.C.; Taylor, R.L.; and Zhu, J.Z. The Finite Element Method: its Basis and Fundamentals, Elsevier, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.