Escola, Religião e Intolerância: resultados de um trabalho de extensão na periferia de Campinas-SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v12.n35.1427

Palavras-chave:

Escola. Intolerância religiosa. Violência. Extensão. Alteridade.

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados e reflexões obtidos pela realização do projeto de extensão “Intolerância e Violência Religiosa: construindo a alteridade no ambiente escolar”, apoiado pelo Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). O projeto se desenvolve na E.E. Reverendo Eliseu Narciso, na periferia de Campinas, visando auxiliar no estabelecimento de um ambiente de respeito mútuo, pautado no conceito de alteridade e na valorização dos Direitos Humanos. O artigo descreve as oficinas realizadas e apresenta alguns resultados, em paralelo com a reflexão sobre o cenário religioso na região de Campinas, inserindo a temática em seu contexto mais amplo. Os resultados preliminares das oficinas na escola sugerem que a premissa inicial do projeto, de que é necessário o conhecimento sobre o outro para desenvolver a alteridade, está correta, diante do retorno de professores e alunos revelando algumas melhoras na convivência cotidiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Barletta Machado, PUC-Campinas

Professor extensionista da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-Campinas.

Aline de Cassia Cappelozzi

Graduada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Luis Gustavo da Silva Córdoba

Graduando do curso de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Referências

BOHN, Simone R.. Evangélicos no Brasil: perfil socioeconômico, afinidades ideológicas e determinantes do comportamento eleitoral. Opinião Pública, [s.l.], v. 10, n. 2, p.288-338, out. 2004. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0104-62762004000200006.

IBGE cidades. Disponível em: <http://cod.ibge.gov.br/A1G>. Acesso em: 22 out. 2016.

LÉVI-STRAUSS, Claude. Raça e História. 9ª ed. Lisboa: Presença, 2008.

MARCHESINI, Isadora G. Relatório de Informações Sociais do Município de Campinas. Campinas: Vigilância Socioassistencial, 2016. Disponível em: < https://smcais-vis.campinas.sp.gov.br/sites/smcais-vis.campinas.sp.gov.br/files/arquivos/relatorio_de_informacoes_sociais_campinas_-_2016_0.pdf>. Acesso em: 19. Out. 2017.

NEGRÃO, Lísias Nogueira. Refazendo Antigas e Urdindo Novas Tramas: Trajetórias do Sagrado. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, v. 18, n. 2, p. 63-74, 1997.

Downloads

Publicado

18-01-2018

Como Citar

MACHADO, Vitor Barletta; CAPPELOZZI, Aline de Cassia; CÓRDOBA, Luis Gustavo da Silva. Escola, Religião e Intolerância: resultados de um trabalho de extensão na periferia de Campinas-SP. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 12, n. 35, p. 63–74, 2018. DOI: 10.47385/cadunifoa.v12.n35.1427. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/1427. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)