Uma experiência com Think Pair Share no Ensino Fundamental I

Autores/as

  • Angelina Fatima Moreno Vaz dos Reis EEL-USP
  • Maria Auxiliadora Motta Barreto EEL/Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v9.n17.797

Resumen

Este artigo é resultado da pesquisa de dissertação de mestrado que se propôs a investigar as possíveis contribuições da Metodolgia Ativa Think Pair Share no Ensino Fundamental I. As Metodologias Ativas de Aprendizagem são estratégias de ensino que visam a mobilizar o aluno para a construção do próprio conhecimento de forma mais proativa e menos receptora.  Para aplicação da metodologia foi desenvolvida uma sequência de atividades com o tema astronomia com ênfase para o tópico lua, em que os alunos deveriam pensar em conjunto, discutir em pares e efetuar relações com a mediação do professor. O desenvolvimento desta estratégia foi considerado positivo, pois os alunos se mostraram engajados nas atividades e responderam satisfatoriamente a ela. Foi constatada escassez de material de pesquisa sobre metodologias ativas aplicado ao Ensino Fundamental I no Brasil, o que sinaliza a necessidade de aprofundar as práticas e efetuar um registro reflexivo sistemático sobre as mesmas.

Palavras –chaves: Metodologias ativas, think pair share, ensino fundamental I

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Angelina Fatima Moreno Vaz dos Reis, EEL-USP

Mestrado em Projetos Educacionais de Ciências

Citas

ABC da Astronomia- LUA. Direção de TV Escola. Produção de Ministério da Educação. 2010. (4 min.), P&B. Licença padrão do YouTube. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=8pXN5lGRYkk>. Acesso em: 24 mar. 2015.

APOLO 11.COM ESPAÇO CIÊNCIAS E FENÔMENOS NATURAIS (Org.). Hoje é dia de lua cheia!: Muito grande e alaranjada. 2010. Disponível em: <http://www.apolo11.com/spacenews.php?posic=dat_20100626-083215.inc>. Acesso em: 07 abr. 2015.

BANDEIRA, Edvan. Por que a lua não cai sobre a Terra? 2011. Disponível em: <http://astronomiareal.blogspot.com.br/2011/05/porque-lua-nao-cai-na-terra.html>. Acesso em: 11 abr. 2015.

BERBEL,N.A.N. As Metodologias Ativas e a promoção da autonomia de estudantes. 1Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v.32, n.1, p.25-40, jan/jun.2011

BORDENAVE,J.D. e PEREIRA,A.M. Estratégias de Ensino-Aprendizagem, Petrópolis: Vozes, 1989.

COLÉGIO WEB. A Lua: satélite natural da Terra. 2011. Disponível em: <http://www.colegioweb.com.br/4-ano/a-lua-satelite-natural-da-terra.html>. Acesso em: 04 abr. 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. p. 165.
__________ Pedagogia do Oprimido. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. 218 p.


FREITAS, Jonathan et al. Em defesa do uso da pesquisa-ação na pesquisa em administração no Brasil. Administração: ensino e pesquisa, Rio de Janeiro, v. 11, n. 3, p.425-445, jul. 2010. Trimestral. Disponível em: <file:///C:/Users/Residencia/Downloads/137-155-2-PB (3).pdf>. Acesso em: 06 jan. 2016.

GLOBO G1 (Brasil) (Ed.). Nasa vai transmitir faixa dos Beatles para o espaço disponível: 'Across the universe' será a primeira música enviada para fora da Terra. Transmissão marca comemorações dos 40 anos de gravação da canção.. 2008. Disponível em: <http://g1.globo.com/Noticias/Musica/0,,MUL283174-7085,00-NASA+VAI+TRANSMITIR+FAIXA+DOS+BEATLES+PARA+O+ESPACO.html>. Acesso em: 06 abr. 2015.

INPE PORTAL DE ACESSO À INFORMAÇÃO. Quais tipos de satélites artificiais existem?
Disponível em: <http://www.inpe.br/acessoainformacao/node/405>. Acesso em: 07 abr. 2015.
KAGAN, Spencer. Cooperative Learning. San Clemente, CA: Kagan Publishing, 1994. Disponível em http://www.learningtolearn.sa.edu.au/tfel/files/links/3b_cooperative_learning_1.pdf. Acesso em : 5 de maio 2015.
KALENA, Fernanda. Método de ensino que estimula alunos da mesma turma a aprenderem uns com os outros. 2015. Disponível em: <http://porvir.org/wiki/peer-instruction/>. Acesso em: 13 mar. 2016.
KANAL KIDS. Astronomia: O mundo da lua. Disponível em: <http://www.canalkids.com.br/cultura/ciencias/astronomia/lua.htm>. Acesso em: 03 abr. 2015.

KOTHIYAL, Aditi et al. Effect of Think-Pair-Share in a large CS1 class: 83% sustained engagement. In: Proceedings of the ninth annual international ACM conference on International computing education research. ACM, 2013. p. 137-144. Disponível em: www.it.iitb.ac.in/~sri/papers/tps-icer2013.pdf. Acesso em 2 jan. 2016.

LINDO Balão Azul. 2010. (3 min.), P&B. Licença padrão You Tube Categoria Pessoas e blogs. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=DKc9eO6rXxg>. Acesso em: 24 maio 2015.

LEDLOW, S. Using Think Pair Share in the College Classroom, Arizona State University,2001.
MCCARTHY, S. Think Pair Share PIDP 3230. Realização de Sherri Maccarthy. Intérpretes: Sherri Maccarthy. S.I.: Informal Assessment Strategy, 20157. (7 min.), son., color. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=X8PKNNPaqfc>. Acesso em: 27set. 2015.
NEWTON'S Discovery-Sir Isaac Newton. 2014. Color. Licença padrão You Tube Categoria educação. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=h48BWDeBLno>. Acesso em: 25 maio 2015.
PRICE,R. THINK Pair Share.. [s.i.]: Licença Padrão do You Tube, 2012. (9 min.), color. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=X7Hlki9OE6I>. Acesso em: 01 set. 2015.

SHIH, Ying-chun; REYNOLDS, Barry Lee. Eaching Adolescents EFL by Integrating Think-Pair-Share and Reading Strategy Instruction: A Quasi-Experimental Study. Relc Journal, Singapura, v. 3, n. 46, p.221-235, jul. 2015. Mensal. This journal is a member of the Committee on Publication Ethics (COPE). Disponível em: <http://online.sagepub.com/search?fulltext=Think+Pair+Share&x=0&y=0&src=hw&andorexactfulltext=and&submit=yes>. Acesso em: 02 jan. 2016.

SILVA, Débora. Gravidade. Estudo Kids » Ciências » Gravidade. Disponível em: <http://www.estudokids.com.br/77/>. Acesso em: 24 maio 2015.

SVINICKI, Marilla; MACKEACHIE, Wilbert J. (Ed.). Dicas de Ensino. Estratégias, pesquisa e teoria para professores universitários. 13. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. 8. ed. São Paulo: Cortez, 1998. 108 p.

UNESP. Um prato em loop. Projeto Experimentos de Física com Materiais do Dia-a-Dia – UNESP/Bauru. Experiência nº 4 .... Disponível em: <www.colegiosacramentinas.com.br/professor/wp.../experimentos.doc>. Acesso em: 12 abr. 2015.

Publicado

2017-08-01

Número

Sección

Artigos