A COMPLEXIDADE E A INTERDISCIPLINARIDADE : BREVES REFLEXÕES NOS CONTEXTOS HISTÓRICO E ATUAL DO ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v9.n18.733Resumen
A interdisciplinaridade, a complexidade dos conteúdos e o ensino são temas que estão atualmente intrincados quando se discute a formação dos cidadãos e sua preparação para uma vida digna, com cumprimento de deveres e acesso pleno aos seus direitos. Isso exige a compreensão de alguns aspectos tanto históricos quanto atuais quando se quer alterar o cenário atual em que estamos nacionalmente e globalmente. Neste trabalho fazemos uma breve reflexão sobre esses temas, buscando discutir aspectos que podem ser considerados relevantes na perspectiva de permitir que o cidadão tenha acesso a um conhecimento que o próprio pode utilizar, porque o entende e aplica.
Descargas
Citas
BONIL, J.; PUJOL, R. M.. La aventura de integrar la complejidad en la educación científica de la ciudadanía. Enseñanza de las ciencias, 2005. p. 1-4. Número extra. Disponível em http://ensciencias.uab.es/webblues/www/congres2005/material/Simposios/06_Es_historia_filo/Bonil_709C.pdf. Acesso em 25 ago de 2013.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: 1996. Disponível em http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em 16 de outubro de 2015.
______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Temas Transversais. Brasília: MEC/SEF, 2000.
______. Casa Civil da Presidência da República. Programa Nacional de Direitos Humanos. Brasília: 2009. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Decreto/D7037.htm. Acesso em 22 de outubro de 2015.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15547-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf-1&Itemid=30192. Acesso em 20 de outubro de 2015.
CARVALHO, A. M. P. de, GIL-PÉREZ, D. Formação de Professores de Ciências: tendências e inovações. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
CORTINA, A. Cidadãos do Mundo: para um teoria da cidadania. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
CORTINA, A. Four tasks for forward-looking global ethics. Journal of Global Ethics, 10(1), 30-37, 2014. Disponível em http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/17449626.2014.896574#.VZ1zdvlViko. Acesso em 08 de julho de 2015.
DELORS, J. (Org.) Educação Um Tesouro a Descobrir – Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para O Século XXI. 3 Edition. Teachers College Press. São Paulo: Cortez, 1997.
FAZENDA,I.C.A. Avancées théorico-métodologiques de la recherce sur l’interdisciplinarité au Brésil. In: LENOIR,Y.; REY,B.; FAZENDA,I.C.A. (Orgs). Les fondaments de l’interdisciplinarité dans la formation à l’enseignement. Sherbrooke: Éditions du CRP,2001.
________. A Formação do Professor Pesquisador – 30 anos de
Pesquisa. Revista Interdisciplinaridade, v.1,n.0, p.01-83, out., 2010. Disponível em http://www.pucsp.br/gepi/downloads/revista_gepi_201011.pdf. Acesso em 20 de outubro de 2015.
________. Interdisciplinaridade: História, Teoria E Pesquisa. 17ed. Campinas: Papirus, 2010. 143 p.
________. Interdiciplinaridade-Transdisciplinaridade: visões culturais e epistemológicas e as condições de produção. Revista Interdisciplinaridade, v.1,n.2, p.34-42,2012. Disponível em http://www.pucsp.br/gepi/downloads/revista2-gepi-out12.pdf. Acesso em 15 de outubro de 2015.
FREITAS, C.C.G. & SEGATTO, A. P. Ciência, tecnologia e sociedade pelo olhar da Tecnologia Social: um estudo a partir da Teoria Crítica da Tecnologia. Cadernos EBAPE. Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 302-320, 2014.Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1679-39512014000200009&script=sci_arttext. Acesso em 30 de outubro de 2015.
JOLLIVET,M. ; LEGAY,J.M. Canevas pour une réflexion sur une interdisiplinarité entre sciences de la nature et sciences sociales. Natures Sciences Sociétés, vol.13,n.2,p.184-188,abr./jun.2005. Disponível em https://www.cairn.info/revue-natures-sciences-societes-2005-2-page-184.htm. Acesso em 01 de outubro de 2015.
LAURSEN, E. K.; TATE, T. F. Democratic Group WorK. Reclaiming Children and Youth, v20 n4 p46-51 Win 2012. Disponível em https://reclaimingjournal.com/issues-45. Acesso em 29 de junho de 2015.
MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009
MORIN, E. Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez, 2000.
______. A cabeça bem feita: Repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
______. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
PAUL, P. Formation du sujet et transdisciplinarité: histoire de vie professionelle et imaginable. Paris: L’Harmattan,2003.[Formação do sujeito e transdisciplinaridade: história de vida profissional e imaginal]. Trad. Marly Segreto. São Paulo: Triom,2009.
[PNUMA] Programa da Nações Unidas para o Meio Ambiente. Global Environment Outlook 3 (GEO-3): past,present and future perspectives. Londres,2002. Disponível em http:// www.unep.org/geo/geo3/. Acesso em 20 de outubro de 2015.
RAYNAUT, C. Interdisciplinaridade: mundo contemporâneo, complexidade e desafios à produção e à aplicação de conhecimentos. In: PHILIPPI JR, A. e SILVA NETO, A. Interdisciplinaridade em ciência, tecnologia & inovação. Barueri: Ed. Manole,2011, p.69-105.
SANTOS, B. S. Poderá o direito ser emancipatório?. Revista Crítica de Ciências Sociais,v. 65,p. 3-76,2003. Disponível em http://www.boaventuradesousasantos.pt/media/pdfs/podera_o_direito_ser_emancipatorio_RCCS65.PDF. Acesso em 20 de setembro de 2015.
TOWN,B.L. ; GILLIAM,D.A. Synthesis: an interdisciplinary discipline. The Futurist, v.43,n.3,p.11-17, maio-jun,2009. Disponível em http://connection.ebscohost.com/c/articles/37809113/synthesis-interdisciplinary-discipline. Acesso em 12 de outubro de 2015.