A COMPLEXIDADE E A INTERDISCIPLINARIDADE : BREVES REFLEXÕES NOS CONTEXTOS HISTÓRICO E ATUAL DO ENSINO

Autores/as

  • Fernanda Serpa Cardoso Colégio Estadual Guilherme Briggs
  • Ellen Serri da Motta Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense
  • Helena Carla Castro Laboratório de Antibióticos,Bioquímica, Ensino e Modelagem Molecular LABiEMol (http://www.uff.br/labiomol) Dep. de Biologia Celular e Molecular - Instituto Biologia/Universidade Federal Fluminense
  • Sonia Regina Alves Nogueira de Sá Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v9.n18.733

Resumen

A interdisciplinaridade, a complexidade dos conteúdos e o ensino são temas que estão atualmente intrincados quando se discute a formação dos cidadãos e sua preparação para uma vida digna, com cumprimento de deveres e acesso pleno aos seus direitos. Isso exige a compreensão de alguns aspectos tanto históricos quanto atuais quando se quer alterar o cenário atual em que estamos nacionalmente e globalmente. Neste trabalho fazemos uma breve reflexão sobre esses temas, buscando discutir aspectos que podem ser considerados relevantes na perspectiva de permitir que o cidadão tenha acesso a um conhecimento que o próprio pode utilizar, porque o entende e aplica.

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Biografía del autor/a

Helena Carla Castro, Laboratório de Antibióticos,Bioquímica, Ensino e Modelagem Molecular LABiEMol (http://www.uff.br/labiomol) Dep. de Biologia Celular e Molecular - Instituto Biologia/Universidade Federal Fluminense

A pesquisadora coordena o Laboratório de Antibióticos, Bioquímica, Ensino e Modelagem molecular (LABiEMol) na Universidade Federal Fluminense em Niterói no estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Cientista do Nosso Estado - FAPERJ e Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq - Nível 1D e sua graduação é em Habilitação Farmacêutica (1992) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, com Mestrado em Química Biológica pela UFRJ (concentração em Imunoquímica e Química de proteínas em 1996) e Doutorado Sanduíche (concentração em Biologia e Modelagem Molecular em 2000) no Instituto de Bioquímica da UFRJ - Brasil e na Universidade da Califórnia em São Francisco - Estados Unidos. O Pós-doutoramento foi realizado na área de Farmacologia (concentração Farmacologia Bioquímica e Molecular) na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Associada do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense (IB-UFF), coordena o Programa de Pós graduação em Ciências e Biotecnologia (http://www.uff.br/institutodebiologia/PPBI.htm ) do IB-UFF, sendo membro permanente do Programa de Pós-graduação em Patologia da Universidade Federal Fluminense e membro colaborador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Biociências e Saúde (Fiocruz-RJ) e do curso de Mestrado Profissionalizante em Diversidade e Inclusão (IB-UFF). Tem experiência na área de Microbiologia e Parasitologia aplicada, Modelagem Molecular e Bioquímica Farmacológica com ênfase em Estudos e Identificação de Novos Alvos Terapêuticos e protótipos a antimicrobianos e antiparasitários, atuando ainda na área de Ensino e principalmente nos seguintes temas: microbiologia aplicada, modelagem molecular de alvos terapêuticos (enzimas/receptores), inibidores (antitrombóticos, antibióticos e antiparasitários) e complexos protéicos, divulgação sobre doenças de importância mundial e negligenciadas e produção de materiais didáticos interdisciplinares e inclusivos na perspectiva das pessoas com necessidades especiais (ex: visuais ou/e auditivas).

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Publicado

2017-12-21

Número

Sección

Artigos