A Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem: Contribuições das atividades sobre energia elétrica

Autores/as

  • MARIA ROSANA SOARES Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, campus Ponta Grossa. Avenida Monteiro Lobato, Km 4. CEP: 84016-210. Ponta Grossa-PR – Brasil.
  • Guataçara dos Santos Junior Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, campus Ponta Grossa. Avenida Monteiro Lobato, Km 4. CEP: 84016-210. Ponta Grossa-PR – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-8-16-697

Resumen

Este artigo objetiva analisar as contribuições que a Modelagem Matemática pode proporcionar como estratégia de ensino e aprendizagem nas atividades de energia elétrica aos alunos de duas turmas do 1º ano de Ensino Médio de Física. Ela foi aplicada em dois colégios públicos do município de Cambará pela Secretaria da Educação do Paraná – SEED, em que se desenvolveram várias atividades de Modelagem com os participantes objetivando analisar o consumo de energia elétrica dos principais equipamentos eletroeletrônicos utilizados nas residências, o custo mensal de energia e a redução do consumo de energia elétrica residencial. Isso foi desenvolvido à luz da pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, em que a coleta de dados se deu por meio da observação, intervenção no trabalho, questionário pós-teste e análise dos dados obtidos na Companhia Paranaense de Energia Elétrica – COPEL[1] e na aplicação da proposta da Modelagem. Logo, infere-se que as atividades desenvolvidas foram eficientes aos alunos, pois eles obtiveram contribuições ao reconhecerem e compreenderem a importância da utilização racional da energia elétrica e também de seu uso consciente, uma vez que os favorece, suas famílias, a economia, o meio social e ambiental, as futuras gerações e os recursos sustentáveis e naturais.

Palavras-chave: Modelagem Matemática; Energia Elétrica; Ensino e Aprendizagem.


[1] COMPANHIA PARANAENSE DE ENERGIA – COPEL. Residencial: consumo de energia. 2010 e 2014. Disponível em: <http://www.copel.com/hpcopel/residencial/consumoEnergia.jsp>. Acesso em: 04 mar. 2014.

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Biografía del autor/a

MARIA ROSANA SOARES, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, campus Ponta Grossa. Avenida Monteiro Lobato, Km 4. CEP: 84016-210. Ponta Grossa-PR – Brasil.

Doutoranda em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-SP PUC-SP (2014) e mestra em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR de Ponta Grossa (2012).

Guataçara dos Santos Junior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, campus Ponta Grossa. Avenida Monteiro Lobato, Km 4. CEP: 84016-210. Ponta Grossa-PR – Brasil.

Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, campus Ponta Grossa.

Citas

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Publicado

2016-10-09

Número

Sección

Artigos