A PEDAGOGIA EXPERIMENTAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES (1950-1970): ANÁLISE DE DUAS EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS INCOMUNS
DOI:
https://doi.org/10.25119/praxis-8-16-694Resumen
O presente artigo tem como objetivo principal apresentar e analisar a experiência didática desenvolvida em duas instituições escolares brasileiras de destaque nos anos de 1950-1970: O Colégio Nova Friburgo e a Escola Guatemala. Para tanto, foram analisados documentos institucionais diversos e publicações sobre tais instituições. A perspectiva metodológica empregada foi a da História Cultural, que se caracteriza entre outras coisas, por relativizar o caráter de verdade absoluta contida em um documento, bem como em ampliar o conceito de fonte documental abarcando as dimensões culturais e políticas de sua produção. Ao fim do estudo, foi possível identificar dois elementos-chave: a) o papel da iniciativa privada na capacitação de professores em redes públicas de ensino; b) a emergência de um padrão de formação de professores baseado na noção de experiência educacional, o qual destinar-se-ia a multiplicar-se por todo o País por intermédio do Ministério da Educação e das redes de ensino.
Descargas
Citas
BERGSON, Henri. Matéria e Memória. São Paulo: Martins Fontes, 1999. 284 p.
BRANDÃO, Zaia. “A Identidade do Campo Educacional: anotações com base no Ciência e Arte de Educar de Anísio Teixeira”. IN: MENDONÇA, A.W; BRANDÃO, Z.(orgs.) Uma Tradição Esquecida: Por que não lemos Anísio Teixeira? Rio de Janeiro: RAVIL, 1997. (Coleção escola de Professores). 238 p.
BRAUDEL, Fernand. Escritos sobre a História. Perspectiva: São Paulo, 1998. 306 p.
BRITTO, Jader de Medeiros. Diretrizes para análise de descritores. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000 (mimeo). 46 p.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999. 983 p.
CARVALHO, Irene Mello. O Ensino por Unidades Didáticas: a experiência do Colégio Nova Friburgo. Rio de Janeiro: FGV, 1969. 202 p.
_____ . O Colégio Nova Friburgo da Fundação Getúlio Vargas: histórico de suas realizações. Rio de Janeiro: FGV, 1988. 266 p.
CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1993. 323 p.
ELIAS, Norbert. A Sociedade dos Indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994. 188p.
FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque, BRITTO, Jader de Medeiros. Dicionário de Educadores no Brasil: da Colônia aos Dias Atuais. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. 2ª Ed. Revista e Ampliada. 1012p.
FRANCO, Maria Laura Pugliesi Barbosa. Análise de Conteúdo. Brasília: Líber Livro Editora, 2005. 207 p.
LE GOFF, Jacques. Documento/Monumento. In: Enciclopédia Einaudi, v.1, Memória-História. Porto: Inova/Artes Gráficas, Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1985 (p. 158-178).
LIMA, Cecilia Neves. Ciência e Arte de Educar: a experiência da Escola Guatemala. 2004. 78f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.
_______. Formação de Professores no Distrito Federal: os cursos da Divisão de Aperfeiçoamento do Magistério (DAM/CBPE/INEP) nos anos de 1955 a 1964. 2008. 146f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
LLOYD, Christopher. As Estruturas da História. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. 391 p.
MAGALHÃES, Jorge Um apontamento metodológico sobre a história das instituições educativas. In: CATANI, Denice Barbara. & SOUZA, Carla Pereira (orgs.). Práticas educativas, Culturas escolares, Profissão docente. São Paulo, Escrituras: 1998. 218 p.
PASSOS, Cleo de Oliveira. Escola Guatemala: Uma Conversão do Olhar para a Construção do Currículo de uma Escola Experimental. 1996. 198f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1996.
PERELMAN, Chain, OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da Argumentação: a Nova Retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 546 p.
REBOUL, Oliver. Introdução à Retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2007. 284 p.
SANTOS, Pablo Silva Machado Bispo dos. O Colégio Nova Friburgo da Fundação Getúlio Vargas: mergulhando em sua memória institucional. 2005. 132f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
_____. O Ensino por Unidades Didaticas e a retomada da Pedagogia Herbartiana no Colégio Nova Friburgo. Revista Educação Online, v.2, n.2, p. 110-121. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2006.
____. O Público, o privado e o ensino fluminense: o caso do Centro Educacional de Niterói (1960-1970). 2010. 312f. Tese (Doutorado em Educação) - Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
SAVIANI, D. A Filosofia da Educação e o problema da inovação educacional no Brasil. In: GARCIA, Walter (org.). Inovação Educacional no Brasil: problemas e perspectivas. São Paulo: Cortez, 1980. 251 p.
• Documentos – Arquivo Anísio Teixeira (CPDOC/FGV):
Escola Guatemala. AT 52.06.04, Fot. 0411-0434.
Panorama de Aperfeiçoamento de Pessoal Realizado pelo INEP, s/d. AT 52.06.04. F0478-0495.
Relatório dos trabalhos realizados pela Coordenação de Cursos do INEP de 1956 a 1960. AT 52.06.04. Fot. 0496-0521.