INTERAGINDO PLANTAS MEDICINAIS E CORPO HUMANO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Kelly Mauricio Leal Professora da Escola Municipal Altivo César
  • Ana Cléa Braga Moreira Ayres Faculdade de Formação de Professores (FFP), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
  • Marcelo Guerra Santos Faculdade de Formação de Professores (FFP), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-8-16-677

Resumen

Esta pesquisa constituiu-se no levantamento das ideias dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do estado do Rio de Janeiro (Brasil), sobre a utilização das plantas medicinais e no desenvolvimento de estratégias que propiciassem a interação deste tema com o estudo do corpo humano. A metodologia utilizada compreendeu cinco etapas, a saber: relativa ao uso e propriedades das plantas medicinais; diagnóstico sócio cultural; sintomas das doenças. Nas três primeiras etapas os questionários funcionaram como instrumento fundamental na obtenção de dados e foram dirigidos aos alunos e seus familiares. A quarta etapa permitiu: coleta e a identificação das plantas medicinais pelos alunos e a quinta etapa a realização de um jogo em sala de aula. Foi possível observar, por meio destas atividades, que o conhecimento sobre as propriedades terapêuticas das plantas diminuía à medida que aumentava o nível de escolarização. Com relação às ideias dos alunos sobre a utilização/reconhecimento das plantas e aspectos vinculados à saúde, os resultados obtidos coincidiram em mais da metade dos casos com a literatura consultada, mostrando o quão importante é a valorização do saber popular pela escola. O resgate do saber popular no que se refere ao uso das plantas medicinais proporcionou alternativas que atuaram como facilitadoras da aprendizagem dos alunos.

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Biografía del autor/a

Kelly Mauricio Leal, Professora da Escola Municipal Altivo César

Professora de Ciências (Ensino Fundamental) da Escola Municipal Altivo César

 

Ana Cléa Braga Moreira Ayres, Faculdade de Formação de Professores (FFP), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Professora Adjunta do Departamento de Ciências.

Núcleo de Pesquisa e Ensino de Ciências (NUPEC).

Marcelo Guerra Santos, Faculdade de Formação de Professores (FFP), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Professor Adjunto do Departamento de Ciências.

Núcleo de Pesquisa e Ensino de Ciências (NUPEC).

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Publicado

2016-10-09

Número

Sección

Artigos