A ETNOBOTÂNICA MOTIVANDO O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v9.n17.676Resumen
O presente trabalho teve como objetivos realizar o inventário das plantas que são cultivadas pelos familiares dos alunos do sexto ano de uma escola municipal no estado do Rio de Janeiro; levantar as plantas medicinais usadas pela comunidade atendida pela escola, nomes populares, indicações de uso, parte da planta utilizada e o modo de preparo; cultivar algumas dessas plantas medicinais na escola. Os resultados apresentam que a família dos alunos cultiva em seus quintais um grande número de espécies vegetais com diferentes finalidades como ornamentação, alimentação e medicinal. Percebemos que o desenvolvimento do projeto etnobotânico foi um excelente motivador para o Ensino de Ciências no Ensino Fundamental.
Descargas
Citas
ALBUQUERQUE, U.P.; HANAZAKI N. As pesquisas etnodirigidas na descoberta de novos fármacos de interesse médico e farmacêutico: fragilidades e pespectivas. Revista Brasileira de Farmacognosia, v. 16, n. sSupl, p. 678-689, 2006.
ALEXIADES, N.N. Select guidelines for ethnobotanical research: a field manual. New York, The New York Botanical Garden Press, 1996.
AMOROZO, M.C.M.; GÉLY, A.L. Uso de plantas medicinais por caboclos do baixo Amazonas, Barcarena, PA, Brasil. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi, Série Botânica 4, n. 1, p. 47-131, 1988.
AMOROZO, M.C.M. Uso e diversidade de plantas medicinais em Santo Antonio do Leverger, MT, Brasil. Acta Botanica Brasilica, v. 16, n. 2, p. 189-203, 2002.
AZEVEDO, S.K.S.; SILVA I.M. 2006. Plantas medicinais e de uso religioso comercializadas em mercados e feiras livres no Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Acta Botanica Brasilica v. 20, n. 1, p. 185-194, 2006.
BARRERA, A. La Etnobotânica. Pp. 19-25. In: A. Barrera (Ed.) La Etnobotânica: três puntos de vista e uma perspectiva. Xalapa, Instituto de Investigacion sobre Recursos Bióticos, 1979.
BARROS A.A.M. O estudo de plantas medicinais como recurso didático no ensino de ciências. In.: Anais do I Encontro Regional de Ensino de Biologia (Novo milênio, novas práticas educacionais?), UFF/SBEnBIO-Regional 02 (RJ/ES), Niterói, 2001.
CABALLERO, J. La Etnobotânica. Pp. 27-30. In: A. Barrera (ed.). La Etnobotânica: tres puntos de vista y uma perspectiva. Xalapa, Instituto de Investigacion sobre Recursos Bióticos, 1979.
COUTINHO, D. F.; TRAVASSOS, L. M. A.; AMARAL, F. M. M. Estudo etnobotânico de plantas medicinais utilizadas em comunidades indígenas no estado do Maranhão – Brasil. Visão Acadêmica, v. 3, n. 1, 2002.
GARLET, T.M.B; IRGANG B.E. Plantas medicinais utilizadas na medicina popular por mulheres trabalhadoras rurais de Cruz Alta, Rio Grande do Sul, Brasil. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, v. 4, n. 1, p. 9-18, 2001.
GOTTLIEB, O.R.; BORIN, M.R.M.B.; PAGOTTO, C.L.A.C.; ZOCHER, D.H.T. Biodiversidade: o enfoque interdisciplinar brasileiro. Ciência & Saúde Coletiva, v. 3, n. 2, p. 97-102, 1998.
GÜLLICH, R.I.C.; ARAUJO, M.C.P. As muitas formas de ensinar botânica. In: Anais do I Encontro Nacional de Ensino de Biologia e III Encontro Regional de Ensino de Biologia RJ/ES. Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia, Rio de Janeiro, 2005.
LEAL, K.M. A escola e as plantas medicinais: o que sabemos? Monografia Especialização em Ensino de Ciências, Universidade Federal Fluminense, 2004.
LEAL, K.M.; AYRES, A.C.B.M.; SANTOS, M.G. A escola e as plantas medicinais: o que sabemos? In: Anais do II Encontro Regional de Ensino de Biologia (Formação de professores de Biologia: articulando universidade e escola). UFF/SBEnBIO-Regional 02 (RJ/ES), Niterói, 2003.
LIMA, R.X.; SILVA, S.M.; SILVA, Y.S.K.L.B. Etnobiologia de comunidades continentais da Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba - Paraná - Brasil. Etnoecológica, v. 4, n. 6, p. 33-55, 2000.
MAIOLI-AZEVEDO, V.; FONSECA-KRUEL, V. S. Plantas medicinais e ritualísticas vendidas em feiras livres no Município do Rio de Janeiro, RJ, Brasil: estudo de caso nas zonas Norte e Sul. Acta Botânica Brasilica, v. 21, n. 2, p. 263-275, 2007.
MUNE, S.E.; GARCIA, M.F.F. A etnobotânica como instrumento de integração do Ensino da disciplina de Botânica no Ensino Fundamental e Médio. In: Coletânea do 7 Encontro “Perspectivas do Ensino de Biologia”, São Paulo, 2000.
NOGUEIRA, F. B.; DORVILLÉ L. F. M.; AYRES, A.C.B.M.; LIMA, C.E.B. Idéias de alunos do ensino fundamental sobre plantas medicinais e seu uso. In: Anais do I Encontro Nacional de Ensino de Biologia e III Encontro Regional de Ensino de Biologia RJ/ES. Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia, Rio de Janeiro, 2005.
NOLAN, J.M.; ROBBINS, M.C. Cultural conservation of medicinal plant use in the Ozarks. Human Organization, v. 58, n. 1, p. 67-72, 1999.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde. Editora da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.
PASA, M.C.; SOARES, J.N.; GUARIN-NETO, G. Estudo etnobotânico na comunidade de Conceição-Açu (alto da bacia do rio Aricá Açu, MT, Brasil). Acta Botanica Brasilica, v. 19, n. 2, p. 195-207, 2005.
PEREIRA, C.O.; LIMA, E.O.; OLIVEIRA, R. A.G.; TOLEDO, M.S.; AZEVEDO, A.K.A.; GUERRA, M.F.; PEREIRA, R.C. Abordagem etnobotânica de plantas medicinais utilizadas em dermatologia na cidade de João Pessoa-Paraíba, Brasil. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, v. 7, n. 3, 2005.
PILLA, M.A.C.; AMOROZO, M.C.M.; FURLAN, A. Obtenção e uso das plantas medicinais no distrito de Martim Francisco, Município de Mogi-Mirim, SP, Brasil. Acta Botanica Brasilica, v. 20, n. 4, p. 789-802, 2006.
PINTO, E.P.P.; AMOROZO, M. C. M.; FURLAN A. Conhecimento popular sobre plantas medicinais em comunidades rurais de mata atlântica – Itacaré, BA, Brasil. Acta Botanica. Brasilica, v. 20, n. 4, p. 751-762, 2006.
SANTOS M.R.A.; LIMA M.R.; FERREIRA M.G.R. Uso de plantas medicinais pela população de Ariquemes, em Rondônia. Horticultura Brasileira, v. 26, n. 2, p. 244-250, 2008.
SILVA, C.S.P. & PROENÇA, C.E.B. Uso e disponibilidade de recursos medicinais no município de Ouro Verde de Goiás, GO, Brasil. Acta Botanica Brasilica, v. 26, n. 2, p. 244-250, 2008.
SILVEIRA, R. M.; SANTOS, L. F.; FERNANDES, L. M.; FERNANDES, R. S.; CRUZ, S. C. ; SANTOS, M. C. F. A horta como recurso no ensino de ciências. In: Anais do II Encontro Regional de Ensino de Biologia. (Formação de professores de Biologia: articulando universidade e escola). UFF/SBEnBIO-Regional 02 (RJ/ES), Niterói, 2003.
SOUZA C.D; FELFILI, J. M. Uso de plantas medicinais na região de Alto Paraíso de Goiás, GO, Brasil. Acta Botanica. Brasilica, v. 20, n. 1, p. 135-142, 2006.
VALLE, T.L. Coleta de germoplasma de plantas cultivadas. Pp. 129-154. In: Amorozo, M.C.M.; Ming, L.C.; cSilva, S.P. (Orgs.) Métodos de coleta e análise de dados em etnobiologia, etnoecologia e disciplinas correlatas, 2002.