A Abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino de Química

Autores/as

  • Rose Mary Latini Professora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza/UFF e Química do Departamento de Físico-Química/UFF
  • Maria Bernadete P. dos Santos Professora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza/UFF e Química do Departamento de Físico-Química/UFF
  • Fátima de Paiva Canesin Professora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza/UFF e Química do Departamento de Físico-Química/UFF
  • Patrícia F.S.M.Cotelo SEEDUC / RJ

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-5-10-614

Resumen

O objetivo deste trabalho é relatar a inserção da abordagem do conteúdo de polímeros, no ensino-aprendizagem de Química, em uma turma de Ensino Médio de uma escola pública no estado do Rio de Janeiro e analisar tal abordagem com base nas categorias de ensino em CTS proposta por Aikenhead (1994). A observação participante foi o método de coleta de dados escolhido por ser a sala de aula o cenário de investigação. Os resultados apontam que embora a abordagem CTS tenha sido utilizada para organizar o conteúdo de Química e a sua sequência o conteúdo CTS foi o foco da abordagem. E, embora a introdução deste tema possa favorecer o entendimento da relação entre ciência-tecnologia-sociedade, consideramos que para uma prática mais dialógica e comprometida com a realidade científica, tecnológica e socioambiental são necessários novos posicionamentos de alunos e professores.

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Biografía del autor/a

Rose Mary Latini, Professora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza/UFF e Química do Departamento de Físico-Química/UFF

Possui doutorado (1998) e mestrado (1989) em Geociências-Geoquímica Ambiental, é Licenciada em Química (1987) e possui graduação em Química Industrial (1983). Todos os títulos obtidos pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é químico da Universidade Federal Fluminense, onde desenvolve pesquisas na área de arqueometria, e professor do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza/UFF, estando ligada à linha de pesquisa Ensino de Química. Em sua produção os temas principais são Arqueometria, Ensino de Ciências e Educação para o Ambiente.

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Publicado

2013-12-13

Número

Sección

Artigos