Organização da Biodiversidade: Didáticas para Ensino de Ciências

Autores/as

  • Vanusa Tubbs de Souza Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)
  • Juliana Aragão Soares Centro Universitário de Volta Redonda
  • Ronaldo Figueiró Centro Universitário de Volta Redonda / Centro Universitário Estadual da Zona Oeste
  • Denise Celeste Godoy de Andrade Centro Universitário de Volta Redonda / Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Rosana Aparecida Ravaglia Soares Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-4-8-576

Resumen

A diversidade biológica refere-se à variedade de formas de vida presente na terra, ou seja, a diversidade deespécies que constituem os ecossistemas de uma região. Há uma crescente discussão a respeito da abordagembiodiversidade em livros didáticos de ensino de ciências. Apesar dos avanços da tecnologia no Brasil, o livrodidático continua sendo um dos principais motivadores de aprendizagem, tendo em vista que outras fontes deestudo como revistas científicas, disponibilizam conteúdos inovadores, auxiliando no conhecimento dessa temática.Pelo fato da biodiversidade representar um assunto imprescindível para o ensino, devido ao índice elevadode degradação ambiental que vem afetando a diversidade biológica. Acredita-se que a consciência a cerca dessetema é minúscula. Portanto, a abordagem da biodiversidade apresentando uma fácil linguagem, pode despertarnos alunos, conscientização em relação à preservação do meio ambiente. O objetivo desse estudo foi abordar abiodiversidade em vários de seus aspectos, principalmente no que se refere à didática do ensino de ciências. Osaspectos foram abordados através de referenciais bibliográficos, dispositivos sobre os seres vivos envolvendo asua proteção e aos recursos naturais. Concluímos que existe certo consenso, na literatura considerada, de que abiodiversidade pode assumir distintos papéis didáticos. Com relação à conceituação da didática, identificamosum progressivo aprofundamento das idéias, ao mesmo tempo em que estas se tornaram mais precisas atribuídasao ensino, pela riqueza de situações que favorecem o aprendizado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2013-03-15

Número

Sección

Artigos