Nível de informação sobre métodos contraceptivos e DST: Uma abordagem com alunos de 8º e 9º ano do ensino fundamental em escolas públicas do Município de Itaperuna, RJ
DOI:
https://doi.org/10.25119/praxis-4-8-556Resumen
O tema sexualidade, no Brasil, ganhou destaque a partir do século XX, com o passar do tempo essa preocupação sofreu mudanças em sua concepção. A princípio não se sabia de quem era a responsabilidade de ensinar sexualidade aos jovens. Porém, com o advento das doenças sexualmente transmissíveis e a AIDS, a sociedade começa a entender a importância de educar os jovens para a sexualidade. Neste contexto, a criação dos PCNs, tendo como tema transversal a orientação sexual, foi um marco, pois este tema começa realmente a fazer parte do conteúdo escolar. O presente trabalho teve como objetivo analisar o conhecimento sobre o tema sexualidade dos alunos do 8º e 9º ano de escolas públicas do município de Itaperuna, RJ. Para tal, foi elaborado um questionário, o qual indagava sobre o conhecimento de DSTs e gravidez. A análise dos resultados revelou que os alunos apresentam um conhecimento, relativamente, pequeno sobre o tema e que boa parte do conhecimento destes alunos é adquirida na escola. Neste sentido, é importante que professores sejam capacitados para atuarem melhor no ensino do tema sexualidade.