Viagem Educacional: Uma Estratégia de Aprendizagem

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DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v16.n30.4981

Resumen

Este artigo foi fruto de uma pesquisa que objetivou analisar a utilização da estratégia Viagem Educacional (VE) no processo de aprendizagem, segundo a ótica dos facilitadores de aprendizagem no Projeto Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no Sistema Único de Saúde do Hospital Sírio Libanês (DGPSUS/PROADI-HSL). Esta estratégia educacional objetiva incluir a emoção como atributo essencial no processo de ensino-aprendizagem transformador de práticas. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, desenvolvido durante o curso de formação de apoiadores e facilitadores do projeto DGPSUS, 2º triênio 2021-2023. Para a produção dos dados da pesquisa, foram realizados grupos focais com os facilitadores de aprendizagem. A partir da análise de conteúdo, foram construídas 04 categorias: 1. Aprendizagem no âmbito emocional; 2. Ambiente em que se desenvolve a Viagem Educacional; 3. Viagem Educacional: espaço de expressão e aprendizagem; 4. Experiências do facilitador na estratégia Viagem Educacional. Na análise, a estratégia mostrou-se potente para mobilizar vários sentidos, dentre eles, a emoção dos sujeitos envolvidos. Este conjunto de capacidades ajuda a construir o clima emocional e o desenvolvimento grupal.  A VE foi destacada pelos facilitadores também como uma estratégia potente por possibilitar a construção de vínculo com os estudantes, porém a imprevisibilidade, que pode surgir no compartilhamento das emoções, pode gerar insegurança, desconforto e desafio aos facilitadores.

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Publicado

2024-06-22