Diversidade vegetal em quintais de estudantes e a contextualização de conteúdos nas aulas de Ciências, Rondonópolis, Mato Grosso, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v16.n30.4638Resumen
A experiência dos estudantes com as plantas dos quintais, quando presentes nas casas, pode ser um ponto de partida para o ensino de Botânica. Este estudo envolveu alunos de uma escola pública do município de Rondonópolis – MT e teve como objetivo realizar um levantamento das espécies vegetais encontradas em seus quintais, seus usos e importância e, propor a contextualização de conteúdos nas aulas de Ciências. Questionários e registros fotográficos foram utilizados na coleta e na análise dos dados. Todos os participantes têm quintal em casa e quase todos cultivam plantas. Um total de 80 etnoespécies foram contabilizadas, sendo a maioria delas, exóticas em relação ao Brasil. As etnocategorias de uso encontradas foram: 37% alimentar, 34,5% ornamental e 28,5% medicinal. Diante da diversidade vegetal encontrada e do conhecimento dos discentes sobre seus usos e importância, pode-se concluir que ambos, se aproveitados pelos professores, são importantes ferramentas para o processo de ensino e aprendizagem. Além disso, a contextualização desses saberes pode colaborar para a realização de aulas de Ciências mais prazerosas e proveitosas, valorizando, dessa forma, o entendimento e a identidade de cada um deles.