Diversidade vegetal em quintais de estudantes e a contextualização de conteúdos nas aulas de Ciências, Rondonópolis, Mato Grosso, Brasil

Autores/as

  • Kelly Costa de Alcantara Universidade Federal de Mato Grosso
  • Suzana Ursi Universidade de São Paulo
  • Marco Antonio Bastos Gomes Universidade Federal de Rondonópolis
  • Ieda Maria Bortolotto Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Rafael Arruda Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v16.n30.4638

Resumen

A experiência dos estudantes com as plantas dos quintais, quando presentes nas casas, pode ser um ponto de partida para o ensino de Botânica. Este estudo envolveu alunos de uma escola pública do município de Rondonópolis – MT e teve como objetivo realizar um levantamento das espécies vegetais encontradas em seus quintais, seus usos e importância e, propor a contextualização de conteúdos nas aulas de Ciências. Questionários e registros fotográficos foram utilizados na coleta e na análise dos dados. Todos os participantes têm quintal em casa e quase todos cultivam plantas. Um total de 80 etnoespécies foram contabilizadas, sendo a maioria delas, exóticas em relação ao Brasil. As etnocategorias de uso encontradas foram: 37% alimentar, 34,5% ornamental e 28,5% medicinal. Diante da diversidade vegetal encontrada e do conhecimento dos discentes sobre seus usos e importância, pode-se concluir que ambos, se aproveitados pelos professores, são importantes ferramentas para o processo de ensino e aprendizagem. Além disso, a contextualização desses saberes pode colaborar para a realização de aulas de Ciências mais prazerosas e proveitosas, valorizando, dessa forma, o entendimento e a identidade de cada um deles.

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Biografía del autor/a

Suzana Ursi, Universidade de São Paulo

Professora no Programa de Pós-Graduação em Botânica da Universidade de São Paulo (USP).

Marco Antonio Bastos Gomes , Universidade Federal de Rondonópolis

Professor membro do Laboratório de Análises Hídricas e Ecologia Aplicada da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).

Ieda Maria Bortolotto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora no Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Rafael Arruda , Universidade Federal de Mato Grosso

Professor membro do Laboratório de Quiropterologia Neotropical da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Publicado

2024-06-22