As cédulas do Real como ferramenta auxiliar para o ensino de Zoologia e sensibilização sobre a fauna brasileira
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v15.n29.4367Resumen
Esse trabalho teve como objetivo sensibilizar (N=76) alunos do 6° ao 8° ano sobre a fauna brasileira a partir dos animais presentes nas cédulas e avaliar o conhecimento dos alunos sobre essas espécies. Foi utilizado um questionário inicial, aula com flanelógrafo e um questionário final para observar o conhecimento obtido pelos alunos. Os resultados demonstram que antes das atividades pedagógicas, os estudantes somente conheciam nomenclaturas generalistas, tais como: tartaruga, peixes, aves, macacos. No questionário pré-intervenção nenhum aluno apontou o nome da Garça-Branca-Grande e após a intervenção, (N=72) alunos informaram o nome desse animal. Os estudantes não possuíam conhecimento adequado sobre a dieta e habitat dos animais, mas através do presente estudo foi possível proporcionar esses conhecimentos de forma interativa com o uso dos flanelógrafos. Podendo-se inferir que a utilização das espécies das cédulas do Real, no ensino de zoologia, foi eficiente e proporcionou uma aprendizagem significativa aos estudantes.