A Modelagem para o ensino do Filo Arthropoda: um relato para o ensino de Ciências

Modelagem para o ensino do Filo Arthropoda

Autores/as

  • Anderson Sotello de Castro
  • Paulo Roberto de Amoretty Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA
  • Ronaldo Figueiró Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Andre Barbosa Vargas UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda, Centro de Ciências da Saúde https://orcid.org/0000-0002-8340-8217

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v14.n27.4017

Resumen

x

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Anderson Sotello de Castro

Professor de Ciências no Colégio Vianna Prado. Tem experiência na área de Meio Ambiente, com ênfase em Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: erosão, carreamento, corpos hídricos, saúde ambiental e economia, Elaboração de EIA/RIMA e gestão de resíduos. (Texto informado pelo autor)

Paulo Roberto de Amoretty, Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA

Paulo Roberto de Amoretty é graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestrado e doutorado pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ-RJ), em Biologia Celular e Molecular entre 2009-2014. Faz parte do corpo editorial do periódico Revista Práxis (ISSN: 2176-9230), Cadernos UniFOA (eISSN: 1982-1816) e Spatium Scientiarum. Atualmente é docente no Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA), onde leciona na graduação e no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (MECSMA). Atua também na educação básica na Diretoria Especial de Unidades Escolares Prisionais e Socioeducativas ? Diesp e no colégio Anglo Americano. Foi coordenador do curso de Ciências Biológicas do UNIFOA entre 2012-2014 e gestor da sala do empreendedor do UNIFOA em 2019. Atua nas áreas: Ensino de Ciências, Genética e Biologia Molecular de Insetos e Empreendedorismo.

Ronaldo Figueiró, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Ronaldo Figueiró Portella Pereira é graduado em Ciências Biológicas (Bacharelado em Ecologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mesma instituição pela qual concluiu Mestrado e Doutorado em Ecologia. Entre 2013 e 2015 realizou pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Saúde (PPGBS/Fiocruz). De 2006 a 2009 atuou como Editor Executivo do periódico Oecologia Brasiliensis, atualmente Oecologia Australis (ISSN: 1981-9366). Desde 2011 é Editor Executivo do periódico Revista Práxis (ISSN: 2176-9230). Foi um dos fundadores e hoje é Editor-Chefe dos periódicos Acta Scientiae et Technicae (ISSN: 2317-8957) e Acta Biomedica Brasiliensia (ISSN: 2236-0867). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde leciona na graduação nos cursos de Ciências Biológicas e no Programa de Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA), do qual foi coordenador entre 2017 e 2019 (vice-coordenador entre 2015 e 2016). Atua também como docente do Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA), onde leciona na graduação e no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (MECSMA). Atua também como colaborador de grupos de pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz, instituição com a qual estabeleceu vínculo colaborativo desde que ingressou durante o ensino médio no Programa de Vocação Científica da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Atualmente é também Avaliador (Institucional e de Curso) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES -INEP) do Ministério da Educação. Atua nas áreas: Ecologia e Manejo de Insetos Aquáticos e Vetores, com ênfase na biologia, distribuição e diversidade de Diptera: Simuliidae; Saúde e Meio Ambiente, com ênfase em ecologia de doenças transmissíveis; Ensino de ciências.

Andre Barbosa Vargas, UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda, Centro de Ciências da Saúde

Biólogo pelo Centro Universitário de Barra Mansa (2002), Mestre em Biologia Animal (2006) e Doutor em Ciências Ambientais e Florestais (2011) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Foi docente no ensino fundamental e médio, ministrando aulas de Ciências, Física, Química e Biologia. Ministrou e organizou cursos de curta duração na área de Ecologia/Entomologia/Mirmecologia. Desenvolve estudos sobre a fauna de formigas, focando temas como biodiversidade e bioindicação. Atualmente, é professor no Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA.

Publicado

2022-08-11