Modeling for the teaching of the Filo Arthropoda: a report for the teaching of Sciences

Modelagem para o ensino do Filo Arthropoda

Authors

  • Anderson Sotello de Castro
  • Paulo Roberto de Amoretty Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA
  • Ronaldo Figueiró Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Andre Barbosa Vargas UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda, Centro de Ciências da Saúde https://orcid.org/0000-0002-8340-8217

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v14.n27.4017

Abstract

Methodological proposals that aim not only for the student to hear and see the content, but also to discuss and replicate it through more dynamic activities have been a common object in studies in recent years, and point to considerable success in the teaching and learning process. In this sense, we describe a proposal for a ludic activity aimed at teaching the Phylum Arthropoda, using modeling as a tool. In the development of this activity, the students developed their models, unifying their knowledge with that studied in the classroom. The purpose of this activity was to contemplate, in a multidisciplinary way, the need for more attractive classes, combined with low cost, with a focus on learning by doing. It is possible to see greater interaction, interest, objectivity and learning.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Anderson Sotello de Castro

Professor de Ciências no Colégio Vianna Prado. Tem experiência na área de Meio Ambiente, com ênfase em Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: erosão, carreamento, corpos hídricos, saúde ambiental e economia, Elaboração de EIA/RIMA e gestão de resíduos. (Texto informado pelo autor)

Paulo Roberto de Amoretty, Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA

Paulo Roberto de Amoretty é graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestrado e doutorado pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ-RJ), em Biologia Celular e Molecular entre 2009-2014. Faz parte do corpo editorial do periódico Revista Práxis (ISSN: 2176-9230), Cadernos UniFOA (eISSN: 1982-1816) e Spatium Scientiarum. Atualmente é docente no Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA), onde leciona na graduação e no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (MECSMA). Atua também na educação básica na Diretoria Especial de Unidades Escolares Prisionais e Socioeducativas ? Diesp e no colégio Anglo Americano. Foi coordenador do curso de Ciências Biológicas do UNIFOA entre 2012-2014 e gestor da sala do empreendedor do UNIFOA em 2019. Atua nas áreas: Ensino de Ciências, Genética e Biologia Molecular de Insetos e Empreendedorismo.

Ronaldo Figueiró, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Ronaldo Figueiró Portella Pereira é graduado em Ciências Biológicas (Bacharelado em Ecologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mesma instituição pela qual concluiu Mestrado e Doutorado em Ecologia. Entre 2013 e 2015 realizou pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Saúde (PPGBS/Fiocruz). De 2006 a 2009 atuou como Editor Executivo do periódico Oecologia Brasiliensis, atualmente Oecologia Australis (ISSN: 1981-9366). Desde 2011 é Editor Executivo do periódico Revista Práxis (ISSN: 2176-9230). Foi um dos fundadores e hoje é Editor-Chefe dos periódicos Acta Scientiae et Technicae (ISSN: 2317-8957) e Acta Biomedica Brasiliensia (ISSN: 2236-0867). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde leciona na graduação nos cursos de Ciências Biológicas e no Programa de Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA), do qual foi coordenador entre 2017 e 2019 (vice-coordenador entre 2015 e 2016). Atua também como docente do Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA), onde leciona na graduação e no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (MECSMA). Atua também como colaborador de grupos de pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz, instituição com a qual estabeleceu vínculo colaborativo desde que ingressou durante o ensino médio no Programa de Vocação Científica da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Atualmente é também Avaliador (Institucional e de Curso) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES -INEP) do Ministério da Educação. Atua nas áreas: Ecologia e Manejo de Insetos Aquáticos e Vetores, com ênfase na biologia, distribuição e diversidade de Diptera: Simuliidae; Saúde e Meio Ambiente, com ênfase em ecologia de doenças transmissíveis; Ensino de ciências.

Andre Barbosa Vargas, UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda, Centro de Ciências da Saúde

Biólogo pelo Centro Universitário de Barra Mansa (2002), Mestre em Biologia Animal (2006) e Doutor em Ciências Ambientais e Florestais (2011) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Foi docente no ensino fundamental e médio, ministrando aulas de Ciências, Física, Química e Biologia. Ministrou e organizou cursos de curta duração na área de Ecologia/Entomologia/Mirmecologia. Desenvolve estudos sobre a fauna de formigas, focando temas como biodiversidade e bioindicação. Atualmente, é professor no Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA.

Published

2022-08-11