A ARTE FOTONOVELA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores/as

  • Maria Tamires Vasconcelos Oliveira Universidade Federal do Ceará
  • Raphael Alves Feitosa Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v14.n27.3954

Resumen

O presente estudo apresenta uma revisão sistemática da literatura acerca da estratégia didática fotonovela, uma narrativa similar à história em quadrinhos, com foco na aplicação no ensino de biologia. A investigação está circunscrita numa pesquisa mais ampla e faz parte das atividades de pesquisa de um Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática em nível de mestrado. O objetivo da presente investigação é analisar as publicações acerca da estratégia didática fotonovela no ensino de biologia. Para dar cabo a tal objetivo, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, utilizando a base de dados do Portal de periódicos da Capes. Com a realização da pesquisa, foram considerados um total de 385 trabalhos, dentre os quais foram selecionados como relativos um total de 21 estudos por apresentar relação direta com o tema investigado. Os trabalhos relativos revelaram que a fotonovela constitui uma estratégia didática que pode ser utilizada nas mais diversas áreas do conhecimento, tendo em vista o seu caráter lúdico e linguagem acessível. Entretanto, embora sejam reconhecidos seus benefícios e o aumento de suas produções nos últimos anos, as pesquisas envolvendo a fotonovela ainda são tímidas no meio acadêmico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Raphael Alves Feitosa, Universidade Federal do Ceará

Professor do Departamento de Biologia da UFC, Docente dos programas de Mestrado PGECM-IFCE (Acadêmico) e ENCIMA-UFC (Profissional). Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Biologia - LEBIO (UFC) (http://lebioufc.blogspot.com/) Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: relações arte-ciência, professor artista-reflexivo, currículo e interdisciplinaridade, ensino de ciências e formação docente. Home: http://raphaelfeitosa.blogspot.com/ E-Mail: raphael.feitosa@ufc.br

Publicado

2022-08-11