A ARTE FOTONOVELA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v14.n27.3954Abstract
O presente estudo apresenta uma revisão sistemática da literatura acerca da estratégia didática fotonovela, uma narrativa similar à história em quadrinhos, com foco na aplicação no ensino de biologia. A investigação está circunscrita numa pesquisa mais ampla e faz parte das atividades de pesquisa de um Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática em nível de mestrado. O objetivo da presente investigação é analisar as publicações acerca da estratégia didática fotonovela no ensino de biologia. Para dar cabo a tal objetivo, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, utilizando a base de dados do Portal de periódicos da Capes. Com a realização da pesquisa, foram considerados um total de 385 trabalhos, dentre os quais foram selecionados como relativos um total de 21 estudos por apresentar relação direta com o tema investigado. Os trabalhos relativos revelaram que a fotonovela constitui uma estratégia didática que pode ser utilizada nas mais diversas áreas do conhecimento, tendo em vista o seu caráter lúdico e linguagem acessível. Entretanto, embora sejam reconhecidos seus benefícios e o aumento de suas produções nos últimos anos, as pesquisas envolvendo a fotonovela ainda são tímidas no meio acadêmico.