JUEGO DE ECOJUSTICIA: ENSEÑANZA DE LA JUSTICIA AMBIENTAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v14.n27.3950

Resumen

Los conflictos distributivos ambientales son objeto de la justicia ambiental. ¿Es posible hacer de este tema un contenido didáctico bajo un enfoque interdisciplinario? Tomadas desde la perspectiva de la formación de estudiantes de educación superior en las áreas jurídica y biológica, estas preguntas motivaron a investigar cómo la gamificación puede ser considerada una estrategia para optimizar la enseñanza con miras al análisis de problemas ambientales vividos en la sociedad. Así, se desarrolló la investigación que tiene como objeto el juego ECOJUSTICIA, con contenidos y objetivos que sustentan un Juego de Preguntas en plataforma digital, donde los jugadores deben responder preguntas de opción múltiple sobre temas socioambientales interdisciplinarios, que utilizan conocimientos jurídicos de las disciplinas del derecho brasileño. Los resultados obtenidos con la aplicación del juego demostraron su eficacia como recurso capaz de producir conocimiento, despertar la reflexión crítica y desarrollar competencias actitudinales con la muestra de estudiantes participantes.

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Biografía del autor/a

Taciana Santos Lustosa, UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

Mestranda em Ensino em Ciências da Saúde e Meio Ambiente do UniFOA.

Pós-graduada em Direito Processual Civil pela UCAM - Universidade Cândido Mendes

Pós-graduada em Direito em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela UCAM - Universidade Cândido Mendes

Graduada em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Servidora Pública Federal do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região no cargo de Oficial de Justiça Avaliador (desde 2009).

Foi Procuradora do Município de Barra Mansa pelo período de cinco anos (2004 a 2009).

Foi Professora da Faculdade de Direito do UNIFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

Foi Professora da Faculdade de Direito do UGB - Centro Universitário Geraldo Di Biase

Adilson Pereira, UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

Doutorado em filosofia - área de Ética - UGF/RJ, Mestrado em filosofia, área de Ética, Especialista em História da Filosofia UGF/RJ, Licenciatura em Filosofia - UNIFAI /SP. MBA em RH e Marketing - UGF, Docente Ensino Superior da FAETEC/RJ - atuando no Ensino Médio da Escola Técnica Estadual Amaury César Vieira, Docente no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente - UniFOA. Experiência como Docente do Ensino Superior na área de Saúde (Graduação em Medicina, Enfermagem e Educação Física), na área jurídica (graduaçõ em Direito), além da experiência docente em Cursos de Pós-Graduação da Área de Saúde, Jurídica, Gestão e Educação. Membro do Banco de Avaliadores do INEP/MEC na qualidade de Avaliador Institucional e Avaliador dos Cursos.

Publicado

2022-08-11