O uso da mídia social e a formação humana em uma escola pública no Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v15.n29.3846Resumen
Esta pesquisa faz parte de uma dissertação de mestrado onde teve como objetivo geral, analisar a potencialidade da mídia e rede social Facebook no apoio e motivação ao interesse de alunos do ensino fundamental pelos conteúdos de ciências. A pesquisa participante, do tipo pesquisa-formação foi realizada entre os anos 2017 e 2018, pré-pandemia, em uma escola pública municipal localizada no bairro de Manguinhos, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Foram utilizados 4 instrumentos: diários de campo; um questionário para identificação de acesso às mídias; um grupo virtual pela rede social Facebook e encontros presenciais com alunos no laboratório de ciências escolar. Os resultados mais significativos do estudo foi constatar que existia o interesse para o conteúdo de ciências. Porém, as redes sociais não foram capazes de conduzir a um interesse maior. Esse aspecto foi motivado principalmente porque a maioria dos alunos não tinham acesso a equipamentos próprios como celulares, computadores e internet e ao laboratório de informática escolar. Também identificamos que a dificuldade com a leitura e escrita, exigida na interação com a rede social Facebook, foi um fator desestimulante para o uso do Facebook. Contrário às outras pesquisas, nossa investigação identificou que utilização das redes sociais não se apresentam sempre como um potencial para a aprendizagem de ciências, principalmente diante da realidade dessa escola que se localiza em área de conflitos de violência. Consideramos que as redes sociais precisam ser mais investigadas com um olhar crítico pela ótica do usuário em seu contexto social.