O cuidado de Enfermagem e a diversidade cultural: um estudo reflexivo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v15.n29.3799

Palabras clave:

Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Diversidade Cultural

Resumen

Compreender a cultura alheia é algo complexo, pois cada pessoa tem sua maneira própria de perceber a vida e o mundo. Sendo assim, o estudo objetivou refletir acerca da relação entre enfermeiro e paciente quando existem questões sobre diversidade cultural. Para esse fim, foi realizado uma busca na plataforma virtual denominada Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), e foram selecionados os artigos entre os anos de 2017 e 2021. Foram criados três tópicos para que a temática fosse explanada de uma melhor forma, são eles: A transculturalidade como fator no processo de Enfermagem, Barreiras provenientes da diversidade cultural e A importância do ensino e da valorização cultural. Por consequência, a importância do enfermeiro ter um aprendizado sobre os aspectos culturais e transculturais é evidente, dado que o mundo é repleto de indivíduos com variadas etnias, idiomas, histórias e vivências.

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Biografía del autor/a

Brenda da Silva França, Universidade de Vassouras

Acadêmica de Enfermagem, Integrante do Núcleo de Pesquisa Trabalho, Meio Ambiente, Arte e Emoções em saúde (Nupetmae-CNPq). Aluna de iniciação Científica-IC. Universidade de Vassouras, RJ, Brasil.

Marilei de Melo Tavares, Universidade de Vassouas/Universidade Federal Fluminense - MPES

Psicóloga. Pós-doutorado pela UERJ. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem - Mestrado Profissional Ensino na Saúde: Formação docente interdisciplinar para o SUS da Universidade Federal Fluminense - UFF. Líder do Núcleo de Pesquisa Trabalho, Meio Ambiente, Arte e Emoções em saúde (Nupetmae-CNPq). Professora Adjunto do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras. RJ, Brasil

Victória Ribeiro Teles, Universidade de Vassouras

Acadêmica de Enfermagem. Integrante do Núcleo de Pesquisa Trabalho, Meio Ambiente, Arte e Emoções em saúde (Nupetmae-CNPq). Aluna de Iniciação Científica-IC. Universidade de Vassouras. RJ, Brasil

Paulo Ricardo dos Santos Pinheiro, Universidade de Vassouras - Faculdade de Maricá (FACMAR)

Acadêmico de Enfermagem, Integrante do Núcleo de Pesquisa Trabalho, Meio Ambiente, Arte e Emoções em saúde (Nupetmae-CNPq). Aluno de iniciação Científica-IC. Universidade de Vassouras - Faculdade de Maricá (FACMAR), RJ, Brasil.

Tais Souza Rabelo, Universidade de Vassouras

Acadêmica de Enfermagem. Integrante do Núcleo de Pesquisa Trabalho, Meio Ambiente, Arte e Emoções em saúde (Nupetmae-CNPq). Aluna de Iniciação Científica-IC. Universidade de Vassouras. RJ, Brasil

Isis Souza Rabelo, Universidade de Vassouras

Acadêmica de Medicina. Integrante do Núcleo de Pesquisa Trabalho, Meio Ambiente, Arte e Emoções em saúde (Nupetmae-CNPq). Aluna de Iniciação Científica-IC. Universidade de Vassouras. RJ, Brasil

Citas

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Publicado

2023-04-26