Desafios do ensinar e do aprender no ensino remoto: o Curso de Pedagogia, do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), em foco

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n1sup.3502

Palabras clave:

Ensinar. Aprender. Ensino remoto. Pedagogia. PARFOR

Resumen

O artigo científico intitulado “Desafios do ensinar e do aprender no ensino remoto: o Curso de Pedagogia, do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), em foco” diz respeito a uma pesquisa qualitativa, baseada na metodologia da narrativa, assente no relato de experiência. Sua motivação surgiu a partir do cenário de pandemia que movimentou, de forma súbita e inesperada, professores/as e alunos/as a realizarem o ensino no formato intitulado “remoto. Objetiva-se com este trabalho conhecer de que forma professores/as e alunos/as superaram os desafios na esfera do ensinar e do aprender, diante do quadro social de exceção impingido pela epidemia Corona Vírus-19. Como marcos teóricos fundamentais se destacam, especialmente, as pesquisas de (retirada por sigilo) e Nóvoa (2017) propiciando um colóquio com autores renomados, tais como Morin (2003) e Freire (1996), dentre outros. A temática é pertinente à esfera da “Formação docente”. Está estruturada em dois momentos. No primeiro versa sobre as relações entre o ensinar, o aprender e a formação em contextos pedagógicos excepcionais. No segundo, é apresentado o relato de experiência, em que as discussões remetem à conclusão de que a formação profissional docente necessita ser reestruturada a fim de contemplar situações educativas para estados incomuns e de emergência. O estudo agrega valores e reflexões quanto a capacidade humana de superação, diante de experiências sociais e educativas de natureza adversa.

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Biografía del autor/a

Sheyla Maria Fontenele Macedo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Profa Dra. Sheyla Maria Fontenele Macedo.

FORMAÇÃO: Doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (em Portugal), Mestra em Educação, pela Universidade Federal do Estado do Ceará / CE , Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Candido Mendes/ Rio de Janeiro, Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI RIO) / RJ .

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL ATUAL:

- Professora permanente do Mestrado em ensino do programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN);

- Professora na graduação na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN);

- Coordenadora do Programa de Formação de Professores em Pedagogia (PARFOR/UERN);

- Membro do Grupo de Pesquisas e Planejamento de Ensino (GEPPE).

- Membro da Fundação Logosófica do Brasil.

Realiza PESQUISAS torno das temáticas: Ética e educação, Filosofia da Educação, Relações Humanas, Formação de professores, Pedagogia humanista, Avaliação educacional, Didática, afetividade e disciplina escolar.

Maria da Paz Cavalcante, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutorado (2014) e Mestrado (2010) no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Estágio de Doutoramento na Universidade do Minho, Portugal (2012). Especialização em Metodologia do Ensino Superior e da Pesquisa Científica (1997) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e graduação em Pedagogia nessa universidade (1991). Trabalha como professora ADJ4 no Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/CAMEAM/UERN). Professora aposentada na Educação Básica, tendo atuado nos ensinos Fundamental e Médio. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação docente e ensino-aprendizagem da História. Investiga principalmente os seguintes temas: atividade docente, teoria da atividade, consciência histórica e o processo de ensino e de aprendizagem de História

Citas

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(retirada por sigilo de autoria)

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Publicado

2020-12-21