Literatura infantil e textos informativos: conhecer e prevenir o COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v13.n25.3431Palabras clave:
Literatura Infantil. COVID-19. Ciências.Resumen
O relato de experiência escrito durante a pandemia reflete sobre ensinar e aprender em espaços não institucionais, nos lares e na convivência virtuais uns com os outros em 2020. Foca sua análise em 8 (oito) livros infantis que abordam a questão do coronavírus, sua forma de contágio e prevenção. Por meio dele, percebi que mesmo em casa, lendo livros e acessando outros materiais sobre conteúdos que são abordados na escola como a higiene, prevenção de doenças, vacinas, estamos sempre aprendendo. Embora não estejamos frequentando um espaço institucionalizado como a escola. Quanto aos 8 (oito) livros analisados, eles me proporcionaram refletir sobre o conhecimento científico que é construído em um contexto social e cultural, como resultado da construção humana. Ele é parte integrante da cultura, por isso, ele está presente em diversos setores, como na literatura infantil, artes, textos informativos. Por fim, enalteço o papel exercido pela leitura e destaco que a aprendizagem é contínua e ocorre em diferentes espaços, ao longo da vida.
Descargas
Citas
BAPTISTA, Mônica Correia. (ORG). Carta às meninas e aos meninos. Em tempos de COVID-19. Fórum Mineiro de Educação Infantil. Março de 2020.
CAMPOS, Daniel Cavalcanti. O vírus malvadão e as crianças poderosas. Aveiro, Portugal. Março, 2020.
DELLAGIUSTINA, Ana Paula Garcia; BROERING, Camila Volpato. A máscara dos sentimentos. Abril 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 12ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
LAVE, Jean. A prática da aprendizagem. IN: ILLERIS, Knud (org). Teorias contemporâneas da aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2013. p.235-245.
LEITE, Pedro. Sofia e OTTO: Somos Heróis. Os cuidados para o coronavírus ir embora. Editora: PGL. Acesso em: 04 04 20. Disponível em: www.sofiaotto.com.br
MASSARANI, Luisa (ed.). Ciência e criança: a divulgação científica para o público infantojuvenil / Editado por Luisa Massarani. – Rio de Janeiro: Museu da Vida / Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz, 2008.
MOLINA, Maunela. Meu nome é Coronavírus. Mindheart International public License. 2020. Acesso em: 04 04 2020. Disponível em: www.mindheart. Co/descargables Acesso em: 5 abr 2020.
NOGUEIRA, Roberta M.; DONOFRIO, Fabiana C.; PIRES, Evaldo M.; BRONZONI, Roberta V. M.; SOCREPPA, Leticiane M. Coronavírus. Cuiabá: Fundação UNISELVA, 2020. Série Pequenos Cientistas: Mundo Invisível – MT Ciências.
PATUCK, Helen. Meu Herói és Tu: como as crianças podem combater o COVID-19. IASC, 2020.
PEREIRA, Claudia; BALÇA, Angela. Educação literária na escola: a importância da escolha do livro e das atividades para a sua exploração na sala de aula. Educação em Análise., Londrina, v.3, n.1, p. 113-132, JAN./JUN. 2018.
ROSA, Daniela da. A infância contemporânea e seus heróis. UFAL. ANAIS do XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social. Maceió, AL, 2009.p. 1-7.
SATO, Michèle; SANTOS, Déborah M; SÁNCHEZ, Celso. Vírus: Simulacro da vida? Rio de Janeiro: GEA-SUR, UNIRIO, 2020 Cuiabá: GPEA, UFMT, 2020.Cuiabá: GPEA, UFMT, 2020.
TOROK, Simon. Falar de ciências para crianças: algumas dicas. IN: MASSARANI, Luisa (ed). Ciência e criança: a divulgação científica para o público infanto-juvenil. Rio de Janeiro: Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2008. p.50 – 55.
VENTURA, Fabiana Cristina; CHALUH, Laura Noemi. Crianças e literatura: múltiplos encantos. Ensino em Re-Vista. Uberlândia, MG. V.25, n.2, p.486-505, maio/ag.2018.
WENGER, Etienne. Uma teoria social da aprendizagem. IN: IN: ILLERIS, Knud (org). Teorias contemporâneas da aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2013. p.246-257.