ATIVIDADES PRÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v13.n25.2953Palabras clave:
Ensino. Atividades Práticas. Ciências Naturais. Matemática. Aprendizagem.Resumen
Este artigo tem o objetivo de abordar, por meio de uma pesquisa bibliográfica, o ensino e a aprendizagem de ciências naturais e matemática, da educação básica, por meio de atividades práticas de campo voltadas para o cotidiano do aluno. Quando se fala em deficiências na educação científica, logo se remete à ausência de aulas experimentais na Educação Básica, de modo que as atividades práticas investigativas são vistas, na atualidade, como sinônimo de inovação no ensino. Nesse sentido, deve-se dialogar com os referenciais teóricos da educação em ciência e matemática, que discutem as tendências, mitos e concepções sobre a natureza das ciências presentes nas diversas modalidades de atividades práticas, assim como os tipos de interatividade que tais atividades propiciam, mostrando ao aluno a importância das referidas disciplinas em sua vida futura. Pois há indicativos teóricos que os professores que relacionam, em suas aulas, os conteúdos estudados com questões de aplicações voltadas para o cotidiano dos alunos, diminuem as dificuldades existentes nesse estudo.Descargas
Citas
AGOSTINI, V. W.; DELIZOICOV, N. C. A experimentação didática no ensino fundamental: impasses e desafios. In. Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 7. 2009, Florianópolis: ABRAPEC, 2009.
ANDRADE, M. L. F.; MASSABNI, V. G. O desenvolvimento de atividades práticas na escola: um desafio para os professores de ciências. In. Ciência & Educação (Bauru) [online]. 2011, vol.17, n.4, pp.835-854. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-73132011000400005&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em 06 de setembro de 2018.
ARAÚJO, Dayane Holanda de Sousa- A Importância da Experimentação no Ensino da Biologia. Universidade de Brasília Curso de Licenciatura Em Biologia. Ano de 2011.
BARRETO FILHO, B. Atividades práticas na 8ª série do Ensino Fundamental: luz numa abordagem regionalizada. 128f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC /SEF, 1998. 138 p.
BRASIL. Secretaria de educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 1999.
CACHAPUZ, A.; PRAIA, J.; JORGE, M. Da educação em ciência às orientações para o ensino das ciências: um repensar epistemológico. Ciência e Educação, Bauru, vol.10, n.3, p. 363-381, 2004.
CAMPANÁRIO, J. M.; MOYA, A. ¿Cómo enseñar ciencias? Principales tendencias y propuestas. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 17, n. 2, p. 179-192, 1999
D’AMBROSIO, U. Educação Matemática: da Teoria à Prática. Papirus. Campinas. São Paulo. 2003
DANTE, L. R. Didática da Resolução de Problemas da Matemática. São Paulo: Ática, 1996.
KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4. ed. São Paulo: EDUSP, 2004.
LOPES, Josiane. Afinal o que é o Construtivismo? NOVA ESCOLA. Ano XI nº 95, 1996.
MELLO, J. R. Desenvolvimento de atividades práticas experimentais no ensino de biologia: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) Universidade de Brasília - UNB, 2010.
PAIS, L. C. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
PAVANELLO, R. M. O abandono do ensino de Geometria: uma visão histórica. (Dissertação em Educação), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1989.
PERIUS, A.; HERMEL, E. do E. S.; KUPSKE, C. As concepções de experimentação nos trabalhos apresentados nos encontros nacionais de ensino de biologia (2005-2012). In: Anais do Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia (EREBIO-SUL), 6., 2013, Santo Ângelo. Santo Ângelo: SBEnBio, 2013
TOKARNIA, M. Graduação em química, física, matemática e ciências biológicas tem queda em 2012. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-09-18/graduacao-em-quimica-fisica-matematica-e-ciencias-biologicas-tem-queda-em-2012. Acesso em 10 de setembro de 2018.