SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE IMPACTO AMBIENTAL ALINHADA AOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n23.1573Palabras clave:
Impacto ambiental, Educação ambiental, Sequência didáticaResumen
O trabalho apresenta o desenvolvimento e a avaliação de uma sequência didática (SD) adequada aos Parâmetros Curriculares Nacionais abordando o tema impacto ambiental, organizada visando a ofertar aos professores um material que auxilie na apresentação dos conteúdos de forma prática, transversal e lúdica, destinado ao ensino fundamental. A pesquisa, de natureza qualitativa, contou com a participação de professores formados em ciências biológicas, física, química e matemática, com a coleta de dados envolvendo a aplicação de questionário e entrevista. A sequência didática foi desenvolvida contendo cinco etapas que apresentam o problema abordado, os objetivos das etapas, os temas que podem ser abordados, os recursos e materiais necessários, os procedimentos para as atividades propostas e sua duração. As atividades envolveram o uso de vídeo, debate, experimentos e mostra artística. Os docentes consideraram as etapas bem elaboradas, com aspectos didáticos e informações que permitem que sejam realizadas com facilidade e segurança, envolvendo temas atuais e pertinentes aos conteúdos do nível fundamental e promovendo um ensino contextualizado às demandas da sociedade.
Descargas
Citas
ALVES, A. J. O Planejamento de pesquisas qualitativas em educação. Caderno de pesquisa. São Paulo, n. 77, p. 53-61, Maio, 1991.
BAHIA. Orientações Curriculares e Subsídios Didáticos para a Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Fundamental de Nove Anos, Secretaria de Educação. 2013. Disponível em:<http://docplayer.com.br/5816855-Orientacoes-curriculares-e-subsidios-didaticos-para-a-organizacao-do-trabalho-pedagogico-no-ensino-fundamental-de-nove-anos.html>. Acesso em: 08 de maio de 2017.
BRASIL. Resolução Conama Nº 001, de 23 de Janeiro de 1986. Disponível em:<http://www.mma.gov.br/port/conama/legislacao/CONAMA_RES_CONS_1986_001.pdf>. Acessado em: 15 de fevereiro de 2018.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf>. Acessado em: 23 de abril de 2017.
BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental. PNEA. LEI 9.795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a política nacional de educação ambiental e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.html>. Acessado em: 23 de abril de 2017.
CZAPSKI, S. A implantação da educação ambiental no Brasil. Brasília: MEC, 1998.
CRESWELL, J. W. Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa. Escolhendo entre cinco abordagens. 3.ed. Porto Alegre: Penso, 2014.
FARIA, I. D. Ciências a mão. Simulador do efeito estufa. (S/D). Disponível em: <http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=lcn&cod=_geocienciassimuladordoef>. Acessado em: 10 de fevereiro de 2017.
FREITAS, O. Equipamentos e materiais didáticos. Universidade de Brasília - UNB. 2007. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/equip_mat_dit.pdf>. Acessado em: 15 de fevereiro de 2017.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GOWDAK, D.; MARTINS, E. Ciências novo pensar. 5ª série. 1.ed. São Paulo: FTD, 2001.
MATTOS, N. S.; PORTO, D. P. Projeto Radix: ciências. 5ª série. 1.ed. Rio de Janeiro: Scipione, 2006.
MORAES, R; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva: Processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação. v. 12, n. 1, p. 117-129, 2006.
MORAN, J. M. O vídeo na sala de aula. Comunicação e Educação. São Paulo, v. 2, p. 27-35, Jan./Abr., 1995.
OLIVEIRA, M. M. Sequência Didática interativa no processo de formação de professores. São Paulo: Vozes, 2013.
SOUZA, S. E. O Uso de Recursos Didáticos no ensino escolar. I Encontro de Pesquisa em Educação, IV Jornada de Prática de Ensino, XIII Semana de Pedagogia da UEM: “Infância e Práticas Educativas”. Arq Mudi.11(Supl.2). 2007.
VILLAÇA, I. de C. Arte-Educação: a arte como metodologia educativa. Cairu em Revista. Ano 3. N. 4. p. 74-85, 2014. Disponível em: <http://www.cairu.br/revista/artigos4.html>. Acessado em: 23 de abril de 2017.