A área de Ensino de Ciências e a Interface com a área da Saúde
DOI:
https://doi.org/10.25119/praxis-2-3-913Keywords:
Ensino de Ciências, Ciências Humanas, Saúde, Vygotsky.Abstract
Este texto, em forma de ensaio, discute a aproximação entre a Área de Ensino de Ciências e as ciências humanas, com a finalidade de refletir acerca do surgimento de cursos com ênfase em Saúde nessa Área. Para tanto, apresenta os vários modelos de formação do conhecimento pelos quais a Área passou até chegar à interface atual com o discurso de Vygotsky. E é essa interface, ao trazer à cena o conceito de sujeito histórico social, que vem possibilitando a constituição do Ensino de Ciências a partir das afirmações das ciências humanas. Uma dessas afirmações apresenta o chamado Novo Conceito de Saúde que, por meio da idéia de que Saúde é a condição de acesso às práticas sociais, faz com que a Saúde deixe de ser apenas objeto das práticas tradicionais em hospitais e postos de saúde e ganhe outros lugares, um deles a escola. Este fato justifica a constituição de programas de pesquisa voltados para o estudo do Ensino de Ciências da Saúde.
Downloads
References
ALBERTI, Verena. Literatura e Autobiografia: A Questão o Sujeito na Narrativa. In: Estudos Históricos, Rio de janeiro, v.4, n. 7, 1991, pp. 66-81.
ARRUDA, Sérgio e VILLANI, Alberto. “Mudança Conceitual no Ensino de Ciências”. Cadernos Catarinenses de Ensino de Física, v. 11, n. 2, ago./1994, pp. 88-99.
BUENO, Belmira Oliveira et al. “Docência, Memória e Gênero: estudos alternativos sobre a formação de professores”. In: Psicologia USP, São Paulo, 4(1/2), pp. 299-318, 1993.
FREIRE, Paulo. Criando Métodos de Pesquisa Alternativa: aprendendo a fazê-la melhor através da ação. IN: BRANDÃO, Carlos (org.) Pesquisa Participante. São Paulo: Brasiliense, 1981.
FREUD, Sigmund (1900). A Interpretação dos Sonhos. In: Obras Completas. Rio de janeiro, Imago, 1987.
MOREIRA, Marco Antônio. “Apresentação da REMPEC” Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências. V.1, N. 1, abr/2008. www.unipli.com.br/mestrado/ rempec. Data e Hora de Acesso: 15/08/09. 14:15h.
PIAGET, Jean. Seis Estudos em Psicologia. 13ª edição. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1986.
VILLANI, Alberto e CABRAL, Tânia Cristina Baptista. Mudança Conceitual, Subjetividade e Psicanálise. IENCI – Investigações em Ensino de Ciências. Julho, 2001. http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/vol2/n1/mudanca. htm. Data e Hora de Acesso: 20/08/09. 16:05h.
VYGOTSKY, Liev. Pensamento e Linguagem. 10ª edição. Petrópolis: Vozes, 2001.