INTERVENÇÕES EDUCATIVAS DE ACOLHIMENTO À NOVOS COLABORADORES: O PAPEL DO ENFERMEIRO E INSTRUTORES INTERNOS
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n24.803Abstract
Nas últimas décadas, grandes mudanças têm ocorrido no cenário da educação hospitalar. Este fato pode ser observado pelo uso de métodos inovadores e cada vez mais presentes no treinamento e desenvolvimento de profissionais desta área. A preocupação principal das instituições tem se voltado para o aprimoramento profissional, tendo em vista a necessidade crescente de melhorias no atendimento aos pacientes, sendo necessário o desenvolvimento de ações que apresentam como objetivo principal capacitar e desenvolver os profissionais da saúde, para realizarem a assistência de Enfermagem com qualidade e segurança. Neste contexto, o processo de qualificação e aprimoramento profissional é ressaltado, neste trabalho, como um dos pontos altos para o bom desempenho dos profissionais na área de saúde. Como objetivo principal a presente pesquisa procura descrever a atuação dos enfermeiros do setor de Treinamento e Desenvolvimento na capacitação dos instrutores internos na estratégia de treinamento e acolhimento dos novos profissionais de Enfermagem admitidos na Fundação Cristiano Varella. O estudo tem caráter quantitativo e utilizou-se de um questionário semiestruturado que foi aplicado a 48 profissionais técnicos de Enfermagem que atuam na referida instituição. Os resultados demonstraram que a estratégia de capacitação e acolhimento dos profissionais admitidos por meio dos instrutores internos foi uma ação bem elaborada e que apresentou excelentes resultados para equipe de Enfermagem.
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