Material Educativo e seu público: um panorama a partir da literatura sobre o tema
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v9.n18.769Abstract
A produção de materiais educativos tem sido considerada pertinente em abordagens relacionadas a várias temáticas do ensino, em ciências e/ou em saúde e ambiente, sobretudo quanto aos aspectos relacionados às etapas de seu desenvolvimento e o processo participativo que as caracterizam. Neste trabalho, procurou-se apresentar algumas reflexões sobre o que tem sido produzido de conhecimento acerca dos materiais educativos visando uma maior compreensão das análises presentes na literatura nacional sobre o tema. Para tanto, foi realizado um levantamento de artigos na Base Scielo-Brasil buscando identificar nos mesmos aspectos presentes em sua abordagem relacionados à produção, público, uso e avaliações de materiais educativos. Na caracterização conjunta dos 19 artigos levantados, aponta-se as diversidades de materiais analisados, as predominâncias da temática da saúde e da análise realizada pelos autores ou pelo público que serão discutidas no presente trabalho.
Downloads
References
BRITO, I. F. Desenvolvimento Infantil: Concepções de Professores e suas implicações na manifestação do preconceito. Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade de Brasília, 2005.
CASTRO, I. R. R. et al. A culinária na promoção da alimentação saudável: delineamento e experimentação de método educativo dirigido a adolescentes e a profissionais das redes de saúde e de educação. Rev. Nutr. v. 20, n. 6, p. 571-588. 2007.
CASTRO, M. S., PILGER. F. D., & FERREIRA, M. B. C. Development and validity of a method for the evaluation of printed education material. Pharm Prac. v. 5, 89-94, 2007.
COORDENADORIA DE COOPERAÇÃO SOCIAL DA PRESIDÊNCIA(CCSP)/FIOCRUZ. Experiências do Edital de Cooperação Social para o Desenvolvimento Territorializado 02/2011. Rio de Janeiro, 38pp. , 2014.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Artmed, p. 43-63, 2007.
FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estados da arte”. Educação e Sociedade, v. 23, n.79, p.257-272, 2002.
FIELD, H., POWELL, P. Public understanding of science versus public understanding of research. Public Understand. Science. v. 10, p 421–426, 2001.
FREITAS, F. V. e REZENDE FILHO, L. A. Modelos de comunicação e uso de impressos na educação em saúde: uma pesquisa bibliográfica. Interface (Botucatu). V. 15, n. 36, p. 243-256, 2011.
FREITAS, A. A. S. e CABRAL, I. E. O cuidado à pessoa traqueostomizada: análise de um folheto educativo. Esc. Anna Nery. v. 12, n. 1, p. 84-89, 2008.
GONZÁLEZ-REY, Fernando. Sujeito e subjetividade. São Paulo: Thomson, 2003.
KAPLÚN, G. Material Educativo: a experiência do aprendizado. Comunicação & Educação. v. 27, maio/ago, p. 46-60, 2003.
KAWAMOTO, E. M. e CAMPOS, L. M. L. Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do Ensino Fundamental. Ciênc. educ. (Bauru). v. 20, n. 1, p. 147-158, 2014.
KELLY-SANTOS, A. e ROZEMBERG, B. Comunicação por impressos na saúde do trabalhador: a perspectiva das instâncias públicas. Ciênc. saúde coletiva. v. 10, n. 4, p. 929-938, 2005.
KELLY-SANTOS, A.; MONTEIRO, S. e ROZEMBERG, B. Significados e usos de materiais educativos sobre hanseníase segundo profissionais de saúde pública do Município do Rio de Janeiro, Brasil. Cad. Saúde Pública. v. 25, n. 4, p. 857-867, 2009.
KELLY-SANTOS, A.; MONTEIRO, S. S.; RIBEIRO, A. P. G. Acervo de materiais educativos sobre hanseníase: um dispositivo da memória e das práticas comunicativas. Interface (Botucatu). v. 14, n. 32, p. 37-51, 2010.
LUZ, Z. M. P. Evaluation of informative materials on leishmaniasis distributed in Brazil: criteria and basis for the production and improvement of health education materials. Cad. Saúde Pública. v. 19, n. 2, p. 561-569, 2003.
LUZ, Z. M. P.; SCHALL, V. e RABELLO, A. Evaluation of a pamphlet on visceral leishmaniasis as a tool for providing disease information to healthcare professionals and laypersons. Cad. Saúde Pública. v. 21, n. 2, p. 608-621, 2005.
MANO, S. M. F.; GOUVEIA, F. C. e SCHALL, V. T. "Amor e sexo: mitos, verdades e fantasias": jovens avaliam potencial de material multimídia educativo em saúde. Ciênc. educ. (Bauru). v. 15, n. 3, p. 647-658, 2009.
MATOS, K. J. N.; STELKO-PEREIRA, A. C. Análise Aparente de Tecnologia Educativa para Universitários sobre Abuso Sexual Infantil. Psico-USF, Itatiba , v. 20, n. 2, p. 349-352, ago. 2015 .
MONTEIRO, P. H. N. e BIZZO, N. Hábitos, atitudes e ameaças: a saúde nos livros didáticos brasileiros. Cad. Pesqui. v. 44, n. 151, p. 132-154, 2014.
MONTEIRO, S. S. e VARGAS, E. P. Educação, Comunicação e Tecnologia Educacional: interfaces com o campo da saúde. Editora Fiocruz. 252p. 2006.
MONTEIRO, S. S.; VARGAS, E. P. e CRUZ, M. Desenvolvimento e uso de tecnologias educacionais no contexto da Aids e da saúde reprodutiva: reflexões e perspectivas em Monteiro, S.S., Vargas, E.P. Educação, Comunicação e Tecnologia Educacional: interfaces com o campo da saúde. Editora Fiocruz, p. 27-48, 2006.
NOGUEIRA, M., MODENA, C., SCHALL, V. Materiais educativos impressos sobre saúde sexual e reprodutiva utilizados na atenção básica em Belo Horizonte, MG: caracterização e algumas considerações. RECIIS. v. 3, p. 169-179, 2009.
PASQUALI, L. Psicometria: Teoria e aplicações. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1997.
PIMENTA, D.N.; SILVA LEANDRO, A.M. e SHALL, V. Experiências de desenvolvimento e avaliação de materiais educativos sobre saúde: abordagens sócio-históricas e contribuições da antropologia visual. Em Monteiro, S.S., Vargas, E.P. Educação, Comunicação e Tecnologia Educacional: interfaces com o campo da saúde. Editora Fiocruz, p. 87-112. 2006.
PIMENTA, D.N.; DINIZ, H. M. N.; ANDRADE, M. A. M.; OLIVEIRA, P. R.; SILVA, J. F., DIAS, J. C. P.; SCHALL, V. T. e SANTOS, R. A importância do ergodesign na avaliação de cd-rom sobre dengue e doença de chagas na educação em saúde. Trab. Educ. Saúde. v. 6, n. 1, p. 147-167, 2008.
ROSSI, S. Q. et al. Um novo olhar sobre a elaboração de materiais didáticos para educação em saúde. Trab. educ. saúde. v. 10, n. 1, p. 161-176, 2012.
SANTOS, A. K.; RIBEIRO, A. P. G. e MONTEIRO, S. Hanseníase e práticas da comunicação: estudo de recepção de materiais educativos em um serviço de saúde no Rio de Janeiro. Interface (Botucatu), v. 16, n. 40, p. 205-218, 2012.
SOBRINHO-SANTOS, C. K. et al. Relatos de caminhoneiros sobre a prevenção do HIV e o material educacional impresso: reflexões para educação em saúde. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru , v. 21, n. 4, p. 1011-1030, 2015.
SOUZA, A. P. G., OLIVEIRA, R. M. M. A. Aprendizagem da docência em grupo colaborativo: histórias infantis e matemática. Educ. Pesqui. v. 39, n. 4, p. 859-874, 2013.
SOUZA, L. M.; MORAIS, R. L. G. L.; OLIVEIRA, J. S. Direitos sexuais e reprodutivos: influências dos materiais educativos impressos no processo de educação em sexualidade. Saúde debate, Rio de Janeiro , v. 39, n. 106, p. 683-693, set. 2015 .
TORAL, N.; CONTI, M. A. e SLATER, B. A alimentação saudável na ótica dos adolescentes: percepções e barreiras à sua implementação e características esperadas em materiais educativos. Cad. Saúde Pública. v. 25, n. 11, p. 2386-2394, 2009.
VARGAS, E.P. e MONTEIRO, S.S. Banco de Materiais: Desenvolvimento e estímulo a novas pesquisas. Em Monteiro, S.S., Vargas, E.P. Educação, Comunicação e Tecnologia Educacional: interfaces com o campo da saúde. Editora Fiocruz, p.143-154, 2006.
VIEIRA, G. M. e GOMES, M. L. M. Livros didáticos e formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Educ. Rev. n. 54, p. 257-274, 2014.
ZANON, D. A. V., GUERREIRO, M. A. S. e OLIVEIRA, R. C. Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Cien. Cogn. v. 13 (1), p. 72-81, 2008.