A construção coletiva de uma proposta de conteúdos curriculares de Ecologia para o Ensino Médio na formação inicial de professores com suportes da História da Ciência
Authors
João Augusto dos Reis Neto
Universidade Federal de Lavras
Marco Túlio Mendes Ferreira
Universidade Federal de Lavras
Taís Silva
Universidade Federal de Lavras
Antonio Fernandes Nascimento Junior
Universidade Federal de Lavras
O presente trabalho visa apresentar uma proposta de conteúdos curriculares de Ecologia, para o ensinomédio, construído por licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federalde Lavras – MG, no âmbito da disciplina de “Metodologia do ensino em Ecologia”. A proposta aquiapresentada, embasada na teoria crítica do currículo e utilizando a História da Ciência como eixo norteadorda proposta, toma como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais afim de construir uma novaproposta de currículo que compreenda tanto a formação científica quanto a formação da cidadania doseducandos. Após ser finalizada, a proposta, foi comparada ao currículo oficial adotado pelas escolas estaduaisdo município de Lavras, e aos livros didáticos utilizados por elas. A partir desta avaliação podemosperceber que o currículo oficial é, em muitos aspectos, fragmentado e pouco contextualizado. Sendo assim,compreendemos que é necessário propormos novas formas de (re)pensar e construir o currículo, como emnossa proposta, tentando contribuir para que os educandos e educandas construam seu conhecimento a partirde situações que façam sentido em sua realidade e que os possibilite interpretar e intervir nos processoshistóricos, políticos, econômicos e sociais.