A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CONTEÚDOS DE ECOLOGIA DE LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.25119/praxis-8-16-739Abstract
O conhecimento ecológico é indispensável ao enfrentamento de problemas ambientais contudo, na sua relação com a Educação Ambiental (EA) tem sido alvo de críticas. Além disso, o livro didático (LD) tem histórica influência na seleção e organização dos conteúdos e métodos de ensino influenciando o trabalho do professor. Deste modo, buscamos olhar para os textos presentes em LD escolares do ensino médio e identificar onde e como a questão ambiental está apresentada; identificar temas ambientais presentes nos conteúdos de Ecologia e o tipo de abordagem da EA nos textos selecionados. Foram analisados dois LD do ensino médio a partir de análises de conteúdo. Caracterizamos as unidades de Ecologia nos livros e selecionamos dois textos complementares presentes no LD1 e um texto principal presente do LD2 para a análise de conteúdo e inferência sobre as abordagens da EA presentes no material. Os três textos selecionados foram escolhidos por terem um eixo comum “consumo”. Os resultados mostraram que os temas ambientais estão presentes nos LD, embora a maior parte esteja inserida em um “texto complementar” sendo apresentado como uma informação extra. Observou-se que vários textos presentes no livro se situam em macrotendências conservacionistas da EA, além de apresentar uma visão utilitarista, pragmática onde a natureza é vista apenas como uma fonte de recursos para o ser humano. Conclui-se que, embora as questões ambientais se façam presentes nos LD, a forma com que esses temas são apresentados compromete a formação de cidadãos ambiental e socialmente conscientes.
Downloads
References
BEGON, M.; C.R. TOWNSEND, E; HARPER, J. L. Ecologia: de indivíduos a ecossistemas. 4. ed. Artmed. Porto Alegre. 2007.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Adaptações Curriculares / Secretaria de Educação Fundamental. Secretaria de Educação Especial. – Brasília : MEC /SEF/SEESP. 1998. 62 p.
COSTA, A. P.; COSTA, A. P. Lacunas na abordagem da educação ambiental em livros didáticos de ciências naturais do ensino fundamental 1. VII Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação. Tocantins. 2012. Disponível em: < http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/view/2501/2293> Acesso em: 03 de julho. 2014
CUNHA, J. M. Crescimento populacional coloca em evidência desigualdades, desafios e oportunidades para o mundo em expansão. Artigo disponível em: <http://www.ufjf.br/ladem/2012/08/20/crescimento-populacional-coloca-em-evidencia-desigualdades-desafios-e-oportunidades-para-o-mundo-em-expansao/> Acesso em: 14 de novembro de 2015. 2012
FOLADORI, G. O capitalismo e a crise ambiental. Revista Raízes, Ano XVIII, nº 19, maio/1999. Disponível em: http://www.revistaoutubro.com.br/edicoes/05/out5_08.pdf Acesso em: 14 de maio. 2014
GERENT, J. A relação Homem-Natureza e suas Interfaces. Cadernos de direito. V.11. 2011
GOMES, M.M. P.de L. Conhecimentos ecológicos em livros didáticos de ciências: aspectos sócio históricos de sua constituição. Niterói, RJ, 2008.
GONZÁLEZ-GAUDIANO , E. Imaginario colectivo e ideario de los educadores ambientales en América Latina y el Caribe: ¿Hacia una nueva matriz disciplinaria constituyente? Revista Iberoamericana de Educación. no.40, p.71-89. 2006.
GUIMARÃES, F. M., MEGID-NETO, J., FERNANDES, H.L. Como os professores de 6º ao 9º anos usam o livro didático de ciências. Campinas. 2011. Disponível em http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000798101 Acesso: 14 de maio. 2014
LAYRARGUES, P. P. Muito além da natureza: Educação ambiental e reprodução social. 2006. Disponível em: <http://www.educacaoambiental.pro.br/victor/biblioteca/LayrarguesEAreproducaosocial.pdf> Acesso em: 10 de junho. 2014
LAYRARGUES, P. P.; LIMA, G. F. C. Mapeando as macro tendências político pedagógicas da educação ambiental contemporânea no Brasil. VI encontro “Pesquisa em educação ambiental”. Ribeirão Preto. 2011. Disponível em: http://www.icmbio.gov.br/educacaoambiental/images/stories/biblioteca/educacao_ambiental/Layrargues_e_Lima_-_Mapeando_as_macro-tend%C3%AAncias_da_EA.pdf Acesso em: 13 de junho. 2014
LOUREIRO, C. F. B., LAYRARGUES, P. P. Ecologia política, justiça e educação ambiental crítica: perspectivas de aliança contra-hegemônica. Revista Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 53-71, jan/abr, 2013
LOUREIRO, C.F.B. Sustentabilidade e educação: um olhar da ecologia política. São Paulo. Editora Cortez.2012
LOUREIRO, C.F.B. et. al. Os vários “ecologismos dos pobres” e as relações de dominação no campo ambiental. São Paulo, Editora Cortez. 2009
LOUREIRO, C.F.B Educar, participar e transformar em educação ambiental. Revista brasileira em educação ambiental. Brasília. 2005. Disponível em: file:///C:/Users/paula/Downloads/4080-11409-1-PB%20(1).pdf Acesso em: 15 de junho. 2014
MARTÍNEZ-ALIER, J. O ecologismo dos pobres: conflitos ambientais e linguagens de valoração. São Paulo: Contexto, 2007.
OLIVEIRA, C.S. Educação Ambiental Na Escola: Diálogos Com As Disciplinas Escolares Ciências E Biologia. Dissertação de mestrado. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO. 123f. 2009.
SANTOS, L.M.F; BOZELLI, R.L; ESPINET, M.; MARTINS, I. Discursos de Educação Ambiental produzidos por professores em formação continuada. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Vol 12, nº 2, 2012. Disponível em: < http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/350/308> Acesso em: 25 de junho. 2014
SAUVÉ, L. Una Cartografía de Corrientes en Educación Ambiental In: SATO & CARVALHO. Educação Ambiental: pesquisa e desafios. Porto alegre: Artmed, 2005. p. 17 – 44.
SILVA, F.A.L. A Formação do(a) educador(a) ambiental nos programas de pós graduação lato sensu das instituições de ensino superior do estado do Rio de Janeiro: uma análise crítica. 2008. 132f. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação) Faculdade de Educação UFRJ. Rio de Janeiro. 2008.
SILVA, R.L.F.; CAMPINA, N.N. Tipologia de análise de concepções de educação ambiental: Possibilidades e limites para o reconhecimento da pluralidade da área. V Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental. Atas… 2009. (CD-Rom).
Site: Cultura Brasil. Carta do chefe indígena Seattle, em 1855. Disponível em: <http://www.culturabrasil.org/seattle1.htm> Acesso em: 14 de maio. 2014
Site: FNDE. Guia do PNLDEM 2009. Disponível em http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/guia-do-livro/item/3812-guia-pnlem-2009 Acesso em: 10 de maio. 2014
Site: G1 Natureza. Brasil precisa erradicar 2.906 lixões até 2014. Postado em 25/04/2012. Disponível em: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/04/brasil-precisa-erradicar-2906-lixoes-ate-2014-afirma-estudo-do-ipea.html Acesso em: 14 de maio. 2014
Site: Gestão escolar. Entrevista com Sueli Furlan sobre educação ambiental nas escolas. 2010. Disponível em: <http://gestaoescolar.abril.com.br/formacao/entrevista-sueli-furlan-educacao-ambiental-escolas-meio-ambiente-sustentabilidade-529870.shtml> Acesso em: 13 de maio. 2014
Site: Inep. Aumenta o número de escolas com educação ambiental. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/rss_censo-escolar/-/asset_publisher/oV0H/content/id/11288> Acesso em: 13 de maio. 2014
Site: Portal do MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio ambiente. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/meioambiente.pdf Acesso em: 12 de maio. 2014
Site: Portal do MEC. Proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Site: Presidencia da Republica – Casa civil. Disponivel em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm> Acesso em: 13 de maio. 2014
Site: Rio+20. Disponivel em <http://www.rio20.gov.br/>Acesso em: 13 de maio. 2014
Site: Ultimo segundo – Educação. 98% dos professores das escolas publicas usam livros didáticos. Postado em 27/02/2013. Disponivel em <http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2013-02-27/98-dos-professores-de-escolas-publicas-usam-livros-didaticos.html>Acesso em: 14 de maio. 2014
SORRENTINO.M. De Tbilisi a Thessaloniki: a EA no Brasil In: QUINTAS, J.S. (org.) Pensando e praticando a educação ambiental na gestão do meio ambiente. Brasília: Ibama, 2002. p.105-114. (Coleção Meio Ambiente, Série Educação Ambiental. v. 3).