CONECTANDO SABERES E ‘SUPERPODERES’ PARA MEDIAR TÓPICOS EM GENÉTICA E SAÚDE NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.25119/praxis-7-14-711Abstract
O conceito de genoma perpassa a compreensão da origem da vida e da biodiversidade frente às incríveis biotecnologias atuais. No entanto, pesquisas sobre o ensino de genética têm mostrado que estudantes do Ensino Médio não compreendem esse conceito tampouco o relacionam com conteúdos do currículo obrigatório. Paralelamente, estudantes apresentam ideias distorcidas sobre a funcionalidade do material genético relacionando, sempre que possível, a personagens da ficção, como perfis extraordinários e sobrenaturais; o que torna ainda maior a distância entre os saberes da tríade escolar-popular-científico sobre esse tema. Pela potencialidade para discussões que o conceito de genoma apresenta no ensino de Biologia, este artigo apresenta e propõe uma estratégia didática com o uso de filmes do gênero superaventura aliando o conceito de genoma a tópicos de saúde no Ensino Médio. Para esta investigação, foram realizadas oficinas dialógicas com 115 alunos de quatro escolas públicas localizadas em áreas carentes do Estado do Rio de Janeiro, utilizando filmes de super-heróis da Marvel Comics. As concepções pré e pós-oficinas didáticas foram analisadas à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa e revelaram a pertinência da atividade no que diz respeito à aproximação de saberes afins ao conceito de genoma e a relevância do tema perante o currículo escolar obrigatório.Downloads
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