A teoria das Representações Sociais como referencial teórico-metodológico na pesquisa em Ensino de Biociências e Saúde

Authors

  • Ana Paula Inácio Diorio Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia -UFRB
  • Marco Antônio Ferreira da Costa Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Fundação Oswaldo Cruz e docente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Biociências e Saúde.
  • Gustavo Clayton Alves Santana Doutorando do Programa de Pós-graduação em Sociologia Política da UENF

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v9.n17.685

Abstract

A teoria das Representações Sociais, descrita por Sergi Moscovici, tem ganhado cada vez mais espaço nos campos de pesquisa fora da psicologia social, com destaque para as áreas da saúde e do ensino. O presente estudo, de cunho qualitativo, tem como objetivo discutir o emprego dessa teprio como referencial teórico-metodológico na pesquisa em ensino de biociências e saúde. Diante dos exemplos trazidos para a discussão, através de um levantamento bibliográfico, foi possível percerber que essa teoria tem sido empregrada de maneira significativa na área de ensino e, principalmente da saúde, o que indica um movimento no sentido de uma abordagem voltada para as questões relacionadas aos sujeitos e suas interações com o mundo, o grupo social e com a construção da realidade. Para o levantamento bibliográfico adotamos como palavras-chave: "representações sociais ensino de ciências" e "representações sociais educação em saúde".

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Author Biographies

Ana Paula Inácio Diorio, Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia -UFRB

Professora do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal da Bahia (UFRB), Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Biociências e Saúde.

Marco Antônio Ferreira da Costa, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Fundação Oswaldo Cruz e docente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Biociências e Saúde.

Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino de Biociências e Saúde e pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

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Published

2017-08-01

Issue

Section

Artigos